Nova plataforma digital reúne informações cadastrais de 1,7 milhão de lotes da cidade de São Paulo

Nova plataforma digital reúne informações cadastrais de 1,7 milhão de lotes da cidade de São Paulo

Recurso inova na apresentação das informações oficiais, permite acesso rápido e oferece diversas possibilidades de agregação de dados; o acesso é totalmente gratuito

A Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), em parceria com o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Fapesp), lançou neste mês uma plataforma digital para consulta pública de dados cadastrais dos 1,7 milhão de lotes urbanos situados na capital. Com o nome de Painel Cadastral da Cidade de São Paulo, ela disponibiliza informações como área total construída, tamanho dos terrenos, número de pavimentos, padrões construtivos, coeficientes de aproveitamento e taxa de ocupação. Clique aqui para acessar.

Resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (Geoinfo), da SMUL, e o CEM/Fapesp, a plataforma inova na forma de apresentação dos dados cadastrais processados pelo Município para o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) entre 1995 e 2022. Com uma navegação intuitiva, o site oferece diversos filtros para pesquisa e permite a visualização dos resultados em mapa dinâmico e interativo, além da exportação das informações em formato de arquivos geográficos. A consulta ainda pode ser feita por áreas de interesse (subprefeituras, distritos, zonas e áreas de ponderação do IBGE) e período de tempo.

A plataforma indica, por exemplo, o avanço de área construída por regiões da cidade. No distrito de Itaquera, zona leste, a área total construída subiu de 3 milhões de m² para 7 milhões de m² entre 1995 e 2022. No mesmo período, o distrito de Itaim Bibi, na zona oeste, registrou um aumento de 9 milhões m² para 20 milhões m².

A iniciativa surgiu da necessidade de simplificar o acesso desses dados a pesquisadores, estudantes, jornalistas e servidores públicos que trabalham com volume expressivo de informações georeferenciadas. Para realizar a leitura das informações disponíveis para download no Painel Cadastral da Cidade, o interessado precisa ter instalado o programa “QGIS”.

Ao longo dos próximos meses, a ferramenta será aprimorada com novos recursos e melhorias a partir das experiências e demandas dos usuários. Também será publicada um documento sobre o desenvolvimento da plataforma e nota técnica explicativa.

Os dados disponibilizados no Painel Cadastral da Cidade também estão no acervo original para download no Portal GeoSampa e totaliza mais de 86 milhões de registros com dezenas de estudos.

A ferramenta é gratuita e já está disponível para consulta. 

 

Acordo de cooperação

 

O Painel Cadastral da Cidade de São Paulo é o primeiro resultado da colaboração entre a SMUL e o CEM através do Termo de Cooperação Técnica (SMUL nº001/2022/SMUL). O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp), sediado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

O objetivo principal desta inovação é facilitar a leitura e o acesso das séries históricas do cadastro do IPTU disponibilizadas pelo Portal GeoSampa de 1995 a 2022, além de promover uma ampla disseminação e suporte para elaboração de Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano baseada na análise de dados.

Topo