Realizado de forma virtual pelo Microsoft Teams, o 27º Fórum Técnico de TIC foi o segundo do ano de 2023 e teve como tema o Planejamento Orçamentário. Participaram aproximadamente 74 pessoas.
O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Adriano Pera, iniciou o evento agradecendo a participação de todos e destacando a importância da continuidade das atividades de governança, citando como exemplo o programa de capacitação e os fóruns de tecnologia. Continuando sua fala, citou o papel fundamental do orçamento no aumento de maturidade dos órgãos.
Em seguida, o Chefe de Gabinete Roger Willians, agradeceu em nome do Secretário Bruno Lima a participação de todos e citou os novos desafios que a nova lei de licitação trouxe para os órgãos e também da importância da Estratégia de Transformação Digital para a melhoria dos serviços prestados aos munícipes.
O evento prosseguiu com a apresentação da agenda do dia pela assessora Caroline dos Santos.
O auditor fiscal Luiz Octavio Massato Kobayashi, da Secretaria da Fazenda focou sua apresentação na etapa do Planejamento Orçamentário, abordando a legislação vigente e comentou sobre o PPA, LDO, LOA e também sobre a portaria nº18 da Secretaria da Fazenda.
Um ponto destacado foi a dificuldade que existe em modificar uma lei orçamentária, evidenciando o papel fundamental de um bom planejamento orçamentário. Em seguida, ele citou também o Plano de Metas e a sua diferença do PPA, sendo que este último deve perpassar os governos.
Logo em seguida comentou sobre os grupos de planejamento e fez uma explicação do fluxo orçamentário, destacando a importância da revisão no orçamento entre as diversas demandas dos órgãos e do prefeito.
Um ponto citado que mereceu destaque foi a importância de vincular o planejamento de TIC com outras áreas estratégicas para demonstrar a importância da área de TIC.
A apresentação seguiu abordando além do PPA e do Plano de Metas a Agenda 2030 e finalizou com o cronograma da LOA de 2024, citando que o mês de julho e o começo de agosto são os meses críticos da elaboração orçamentária e o melhor período para as discussões sobre os investimentos.
O diretor do departamento de governança, Rafael Neves, continuou o evento reforçando o papel fundamental do planejamento e apresentou o fluxo orçamentário atual e o fluxo de 2024, citando que a ferramenta FATIMA será disponibilizada em abril de 2023 para o planejamento de 2024 e a proposta de que a minuta gerada pela ferramenta seja enviada para os grupos de planejamento orçamentário.
O Analista Fábio Consolini deu continuidade ao Fórum, apresentando os critérios da Escala de Maturidade que abordam o orçamento e os resultados dos itens 3.1 e 3.2 e como eles são calculados.
Ao final da apresentação foram esclarecidas algumas dúvidas dos participantes.
Finalizando, Rafael Neves encerrou o evento com alguns informes gerais e agradeceu a participação de todos.
Data: 29/03/2023;
Via: Vídeo conferência via Microsoft Teams;
Participantes: Aproximadamente 74 pessoas.
Palestrantes:
Luiz Octavio Massato Kobayashi – (SF)
Rafael Neves (SMIT/CGTIC/DEGOV)
Fabio Peres Consolini (SMIT/CGTIC/DEGOV)
Acesse abaixo o material da apresentação do 27º Fórum Técnico de TIC e nossa seção de Governança de TIC
Veja algumas imagens do 27º FTTIC








Saiba mais sobre o Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC
O Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC consiste no conjunto dos responsáveis técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação dos Órgãos Setoriais que compõe o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – SMTIC. Criado através do Decreto 57.653/2017, que dispõe sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – PMGTIC, os líderes dos órgãos participam de encontros periódicos que buscam como principais objetivos:
I – Promover a integração entre responsáveis técnicos em tecnologia da informação dos Órgãos Setoriais;
II – Alinhar as questões relativas à PMGTIC, especialmente quanto aos instrumentos de governança de tecnologia da informação e comunicação;
III – Acelerar a resolução das questões técnicas dos órgãos setoriais, bem como das dúvidas potencialmente comuns a todos, promovendo o aumento de maturidade em tecnologia da informação e comunicação;
IV – Prover o Órgão Central de informações a respeito da materialização das ações da PMGTIC em cada órgão, debatendo seus principais aspectos e implicações;
V – Possibilitar aos Órgãos e Entidades Setoriais, meio para a apresentação de propostas de melhorias nos instrumentos de governança, bem como na implementação da PMGTIC.
Para acessar os últimos fóruns realizados clique aqui .