Programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital inicia segunda turma do ano com 80 jovens.

Na última segunda-feira (27), a Prefeitura de São Paulo iniciou as atividades com cerca de 80 novos integrantes do Programa Juventude Trabalho e Fabricação Digital, que ocorre por meio de uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, de Direitos Humanos e Cidadania e de Inovação e Tecnologia.

O Programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital visa promover a atuação dos jovens nos territórios mediados pela apropriação dos recursos de inovação tecnológica, com aulas teórico-práticas e  vivência nos laboratórios. A iniciativa tem a duração de seis meses, três vezes na semana. Em decorrência da pandemia pelo coronavírus a turma que inicia o curso nesta semana irá permanecer tendo as aulas ministradas remotamente, com a realização de atividades via plataformas digitais. Os participantes do programa recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 540,79 mensais.

O Programa Luz, Câmera, Ação Social visa formar integralmente, para o mercado de trabalho, jovens na área do audiovisual por meio de desenvolvimento de competência cognitiva, produtivas, pessoais e sociais e relacionadas.É realizado no período de onze meses, em parceria com o Instituto Criar de TV e Cinema, de segunda a sexta, e também beneficia o estudante com uma bolsa auxílio de R$ 1.201,75. Desde o primeiro semestre, as aulas estão sendo on-line em razão do isolamento social. Os discentes, no final da formação, em dezembro, precisam entregar um trabalho de conclusão de curso, as chamadas PECS – Projeto Experimental de Curso, sendo que a primeira da PEC já foi entregue no dia 4 de maio.

Os dois programas fazem parte do Programa Bolsa Trabalho da Prefeitura de São Paulo. Para fazer parte o jovem deve ter entre 16 e 20 anos de idade, pertencer a famílias de baixa renda; estar matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino e ou ter concluído o ensino de nível médio, inclusive profissionalizante; ser residente da capital de São Paulo; estar desempregado ou ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo e não estar recebendo seguro desemprego.

Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/programa-juventude-trabalho-e-fabricacao-digital-inicia-segunda-turma-do-ano-com-80-jovens