SP156 disponibiliza serviços sobre filmagens em espaços públicos de São Paulo

Grande polo de audiovisual brasileiro, a cidade de São Paulo tem, em média, mil produções audiovisuais a cada ano em seu território. Para facilitar a interação com cidadãos e mediar o diálogo sobre esses trabalhos, que usam equipamentos ou ocupam vias públicas, a São Paulo Film Commission agora possui dois serviços digitalizados no portal SP156.

A comissão é um departamento da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, a Spcine. Os serviços são dois: tirar dúvidas sobre filmagens em espaços públicos municipais e realizar denúncia ou reclamação sobre filmagens nesses ambientes.

O trabalho foi conduzido pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). Com a inclusão dos dois serviços da Spcine em outubro, a secretaria chegou à marca dos 100 serviços digitalizados desde janeiro de 2020. Foram 113 até o momento.

A digitalização permite que a São Paulo Film Commission amplie o diálogo com a população sobre uso de espaços públicos para produções audiovisuais. Isso é vital para a cidade e para a comissão, que registrou 1.077 obras atendidas em 2019, o segundo maior número de filmagens na América Latina.

Vale lembrar que a São Paulo Film Commission não atende filmagens de cunho pessoal, jornalístico, de eventos ou fotografia. Os serviços estão disponíveis nos links abaixo, com todas as informações, documentos e a legislação que organiza as produções na cidade:

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/noticias/?p=307029