Ferramenta fornecerá ao público dados sobre a segurança hídrica do Brasil

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está desenvolvendo uma ferramenta para monitorar a segurança hídrica do Brasil. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Painel de Segurança Hídrica disponibilizará para o público dados de diagnósticos e prognóstico das condições hídricas e dados sistematizados sobre o acompanhamento de projetos e obras previstos e em andamento.

O painel, concebido no Núcleo de Segurança Pública do MDR, irá compor o Sistema Nacional de Informações sobre os Recursos Hídricos (Snirh), absorvendo e gerando análises integradas das bases do Plano Nacional de Segurança Hídrica.

“Com essa parceria, além de um importante produto para a melhor gestão e a promoção da segurança hídrica nacional, o MDR fomenta a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no País”, afirma o secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Souza.

O MDR é responsável pelas principais competências voltadas à promoção da segurança hídrica no País. Para isso, realiza esforços para a integração de ações e políticas públicas para assegurar acesso sustentável à água em quantidade e qualidade suficientes ao consumo e ao desenvolvimento socioeconômico.

Em 2020, a pasta entregou cerca de 2,4 mil obras e equipamentos para ampliar a oferta de água. As iniciativas beneficiaram comunidades rurais e municípios que ainda não possuíam o serviço. Para 2021, os esforços serão concentrados nas obras hídricas estruturantes e de abastecimento.

“A água é o fio condutor do desenvolvimento e da vida. Somente quem não tem água na torneira, quem depende de carro-pipa, conhece a dificuldade de não ter esse bem tão precioso e fundamental para a saúde, para a vida. Não há felicidade maior do que ver a alegria das pessoas com a chegada da água em suas casas”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Fonte: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/janeiro/ferramenta-fornecera-ao-publico-dados-sobre-a-seguranca-hidrica-do-brasil