O InovaHC, Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE-SP) realizaram o evento de lançamento da primeira edição do In.cube, no dia 22 de fevereiro de 2021.
O In.cube é o programa de apoio à inovação do InovaHC e da SDE-SP para geração de novos negócios – produtos, processos e serviços – de saúde e impacto social, a partir de pesquisas e projetos de base tecnológica inseridos no Complexo HCFMUSP. A metodologia criada e testada no In.cube servirá como alicerce para a consolidação de políticas públicas para inovação, ciência e tecnologia no Estado, almejando a replicação em outros institutos de ciência e tecnologia e de pesquisa de São Paulo.
Para participar da primeira edição do In.cube, no dia 9 de dezembro de 2020, foi apresentado ao público o edital para seleção de projetos do programa, com a abertura oficial das inscrições. Os 71 projetos inscritos até o dia 24 de janeiro de 2021 foram triados pela equipe do In.cube, analisados às cegas por uma rede de pareceristas especialistas, classificados e referendados pela Comissão de Inovação do HCFMUSP. Foram selecionados 20 projetos com base na pontuação dos critérios do edital.
O evento, sediado no Instituto de Radiologia (InRad), contou com a participação restrita – devido à pandemia de COVID-19 e às determinações do Plano São Paulo – de representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, profissionais e autoridades do Sistema FMUSP-HC, além de lideranças de instituições públicas e privadas. Ao restante do público, o lançamento teve transmissão ao vivo pelos canais digitais do Inova HC.
Inovação e administração integrada
O evento de apresentação do In.cube foi iniciado pelo engenheiro Marco Antonio Bego, Diretor Executivo do InRad e do Inova HC, que destacou que “a diretoria e a comunidade do HCFMUSP mostram que a inovação e a administração integrada são o que realmente causam impacto em programas como este”.
“Este projeto integra os nossos colaboradores, profissionais da saúde e pesquisadores dentro dessa filosofia de empreendedorismo – o envolvimento com todos os Institutos mostra que realmente não existe uma fronteira, e sim, oportunidades de crescimento para todas as áreas da saúde”, sublinhou o Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri, Presidente do Conselho Diretor do InRad e Presidente da Comissão de Inovação do HCFMUSP.
O lançamento contou com a participação da co-realizadora do programa In.cube, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP, na presença da Secretária de Estado Patricia Ellen. Em sua fala, Ellen pontuou que os aprendizados do In.cube serão a base para o desenvolvimento de novos programas de apoio à inovação de outros institutos de pesquisa do Estado.
O Dr. Jean Carlo Gorinchteyn, Secretário de Estado da Saúde de SP, também marcou presença e encerrou o evento. “Como médico e gestor, tenho o prazer muito grande de ter o InovaHC como um dos marcos tecnológicos, mas também, um dos marcos da isonomia, da democracia, da assistência à saúde – não só no Estado, mas em todo o País”, comentou.
No fim do encontro, foi transmitido o vídeo-case com depoimento dos participantes que tiveram seus projetos selecionados. Os grupos agora participarão de uma jornada de inovação de aproximadamente 19 semanas, conduzida pelo parceiro técnico Wylinka, na qual terão acesso a um processo de capacitação, mentorias e consultorias com foco na elaboração de um protótipo, definição de um modelo de negócio e estruturação de um plano de inovação.
Topo