Portal GeoSampa: confira os pontos de iluminação pública modernizados com tecnologia de LED

Prefeitura já remodelou e ampliou 512 mil luminárias, o equivalente a 83% do parque de iluminação da capital paulista

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), acaba de divulgar informações atualizadas no Portal GeoSampa sobre os mais de 600 mil pontos de iluminação pública da cidade. Clique aqui para acessar o site.

A camada (tema) de iluminação pública está disponível no GeoSampa desde 2016, porém, carecia de dados para um melhor controle social desse serviço tão importante à cidade. Assim, o mapa digital de São Paulo passa a mostrar, além dos endereços dos postes de luz, o tipo de lâmpada instalado no local (LED, vapor metálico, vapor de sódio, indução ou fluorescente).

Com atualização mensal dos dados, será possível acompanhar a modernização em curso de toda a rede de iluminação da cidade com tecnologia de LED, a ser concluída até o final do ano.

A responsável por essa ação é a Coordenadoria de Gestão da Rede Municipal de Iluminação Pública (ILUME) – também vinculada à SMUL – que já remodelou e ampliou 512 mil pontos de luz, o que totaliza 83% do parque de iluminação pública da capital paulista. A iniciativa gerou uma economia de 52% no consumo energético da cidade.

Outra novidade trazida pela camada é a identificação e classificação de postes históricos. No distrito da Sé, por exemplo, o usuário do GeoSampa poderá consultar onde estão localizados os postes chamados ornamentais. Na região da Liberdade, descobrir os postes orientais em homenagem à imigração nipônica.

Para visualizar os pontos de iluminação
diretamente na tela do GeoSampa, selecione a camada “Infraestrutura Urbana” e em seguida “Iluminação Pública”, clique no botão “Zoom Mais” até deixar o tema “Pontos de iluminação pública” selecionável e, por fim, o ative. As informações serão obtidas após a seleção do botão de informação (representado pela letra “i”) e o clique no ponto de iluminação desejado.

Como qualquer outra camada do GeoSampa, todos os dados sobre iluminação pública também estarão disponíveis para download em diversos formatos de arquivo.

Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/portal-geosampa-confira-os-pontos-de-iluminacao-publica-modernizados-com-tecnologia-de-led