Capital oferta cursos de inovação e empreendedorismo na área tecnológica

População pode obter conhecimento para desenvolver projetos e conhecer novas ferramentas da área por meio das iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

Todas as características encontradas em parques tecnológicos reconhecidos mundo afora, para favorecer e polinizar iniciativas de inovação e tecnologia podem ser encontradas na cidade de São Paulo. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), informa que a capital conta com um grande e já estabelecido mercado consumidor hiper georreferenciado, mão de obra qualificada, cultura de diversidade, inovação e pujança econômica.

Além disso, a cidade conta com diversas instituições de ensino voltadas ao desenvolvimento e à pesquisa no setor de tecnologia e inovação como conectividade (5G) e mobilidade e tecnologia para prevenção de catástrofes naturais, entre outras, que interagem entre si por meio de clusters – conjuntos de hubs (espaços de conexão) de inovação – formados pela iniciativa privada; de startups, entidades de ensino e de inovação presentes na capital e em outros locais. São Paulo tem possibilidade, numa escala completamente diferente do Vale do Silício, de trazer a inovação e a tecnologia para uma proporção maior, pois conta com espaço territorial e grande público para testar produtos e soluções para demandas locais e nacionais.

Iniciativas

Iniciativas com caráter de integração de conhecimentos e tecnologias estão disponíveis para inovar os serviços oferecidos pela Prefeitura: Entre elas destacam-se o Conecta.hub.sp, da SMIT. Criado em 2021 para aproximar o ecossistema de inovação (empresas, centros de tecnologia, universidades, startups, governo e prefeitura) na capital, fomenta iniciativas em tecnologia e inovação que solucionem problemas da cidade e de sua população. O Conecta.hub.sp tem parceria com entidades do setor privado para desenvolver projetos e prototipar soluções de valor para o público, incluindo o uso de novas tecnologias, como o 5G.

Outro exemplo é o (011).lab, também da SMIT, possui mais de 90 projetos desenvolvidos na área de inovação em governo, aplicando metodologias de ponta e registrando as iniciativas de inovação no município com programas como o CopiCola, o uso de Ciências Comportamentais em políticas públicas e o redesenho de aplicações e serviços, como o app Mei Nota Fácil, em conjunto com a Secretaria Municipal da Fazenda.

WiFi Livre SP

Outra programa da Prefeitura, que continua em expansão, é o WiFi Livre SP, que atualmente tem 1.088 pontos de acesso em equipamentos e locais públicos, totalmente gratuitos e com sinal de qualidade, para novas oportunidades de renda e capacitação. Em 2021 o WiFi Livre SP registrou 27.143.973 de acessos, totalizando mais de 86 milhões desde 2019. É uma importante forma de se conectar à educação e a outros serviços essenciais para a população. A meta da Prefeitura é, até 2024, disponibilizar 20 mil pontos de internet por meio do programa, com foco nas regiões que mais carecem de sinal de internet e telefonia.

Telecentros e Fab Lab Livre SP

Mais de 190 mil paulistanos foram capacitados em informática básica e letramento digital desde 2021 e 13 Laboratórios de fabricação digital (Fab Labs), reconhecidos mundialmente pelo seu caráter inclusivo e de incentivo a habilidades empreendedoras de regiões mais carentes da cidade por meio das 127 unidades do programa Telecentro da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia Na rede Fab Lab Livre SP são oferecidas capacitações em tecnologia de ponta como Impressoras 3D e cortadoras a laser, além de cursos de programação em diversas linguagens, Arduino e outras plataformas de prototipagem.

Além disso, os cidadãos podem utilizar as dependências dos telecentros e dos laboratórios de forma livre para desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais. Para mais informações sobre o programa, clique aqui.

Fonte: https://www.capital.sp.gov.br/zeo-capital.sp.gov.br/prefeitura/noticia/capital-oferta-cursos-de-inovacao-e-empreendedorismo-na-area-tecnologica-1