Prefeitura de São Paulo abre Consulta Pública para instalação de 12 mil novos pontos de WiFi Livre SP

Prefeitura de São Paulo abre Consulta Pública para instalação de 12 mil novos pontos de WiFi Livre SP

O envolvimento da sociedade nesse processo é fundamental para definição da lista final de localidades que abranja pontos e locais relevantes para a população

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), abriu uma consulta pública para expansão do Programa WiFi Livre SP com a instalação de mais 12 mil novos pontos wifi na cidade. A consulta está disponível na plataforma Participe +.

“A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) irá priorizar a periferia na instalação desses novos pontos do WiFi Livre SP. Acreditamos, cada vez mais, que a tecnologia vem sendo a ponte para a inclusão social, por meio da educação, capacitação e acesso a todos os serviços disponibilizados via internet”, destacou o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

São 30 dias de consulta pública e após esse período ocorrerá o pregão e a expectativa é que em outubro ocorra a assinatura de contrato. A partir disso, são 12 meses para a instalação dos 12 mil novos pontos de WiFi. O valor estimado do contrato é de R$ 130 milhões para 4 anos de vigência.

Atualmente a cidade conta com 1.088 pontos de WiFi Livre SP instalados em locais como praças, parques e, também, em escolas e unidades de saúde. Com essa nova licitação, a Prefeitura irá, em até um ano, que é o prazo para instalação, após o término da licitação e assinatura do contrato, concretizar uma iniciativa essencial para expandir essas localidades e cada vez mais atender a população mais vulnerável da cidade.

É um passo extremamente relevante para que em 2024 a Prefeitura atinja a meta de 20 mil pontos de WiFi na cidade. “O maior desafio desse projeto é a disponibilização de Infraestrutura de telecomunicações. O 5G tem o potencial de acelerar a disponibilização de Infraestrutura de telecom na cidade, o que impactaria direta e positivamente na entrega do projeto”, afirmou o secretário Juan Quirós.

Topo