Prefeitura de São Paulo abre Consulta Pública para instalação de 12 mil novos pontos de WiFi Livre SP

O envolvimento da sociedade nesse processo é fundamental para definição da lista final de localidades que abranja pontos e locais relevantes para a população

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), abriu uma consulta pública para expansão do Programa WiFi Livre SP com a instalação de mais 12 mil novos pontos wifi na cidade. A consulta está disponível na plataforma Participe +.

“A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) irá priorizar a periferia na instalação desses novos pontos do WiFi Livre SP. Acreditamos, cada vez mais, que a tecnologia vem sendo a ponte para a inclusão social, por meio da educação, capacitação e acesso a todos os serviços disponibilizados via internet”, destacou o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

São 30 dias de consulta pública e após esse período ocorrerá o pregão e a expectativa é que em outubro ocorra a assinatura de contrato. A partir disso, são 12 meses para a instalação dos 12 mil novos pontos de WiFi. O valor estimado do contrato é de R$ 130 milhões para 4 anos de vigência.

Atualmente a cidade conta com 1.088 pontos de WiFi Livre SP instalados em locais como praças, parques e, também, em escolas e unidades de saúde. Com essa nova licitação, a Prefeitura irá, em até um ano, que é o prazo para instalação, após o término da licitação e assinatura do contrato, concretizar uma iniciativa essencial para expandir essas localidades e cada vez mais atender a população mais vulnerável da cidade.

É um passo extremamente relevante para que em 2024 a Prefeitura atinja a meta de 20 mil pontos de WiFi na cidade. “O maior desafio desse projeto é a disponibilização de Infraestrutura de telecomunicações. O 5G tem o potencial de acelerar a disponibilização de Infraestrutura de telecom na cidade, o que impactaria direta e positivamente na entrega do projeto”, afirmou o secretário Juan Quirós.