no Ranking Connected Smart Cities deste ano, São Paulo conquistou a liderança em Mobilidade e Acessibilidade, sendo um dos alvos principais para empresas globais de inovação em mobilidade. A cidade de SP tambem ficou em primeiro no eixo Economia. Após dois anos consecutivos liderando o ranking geral do Connected Smart Cities, São Paulo levou o terceiro lugar este ano, mas manteve a liderança entre as cidades da Região Sudeste do Brasil.

O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, declarou “No ano passado, foi o prefeito Bruno Covas quem recebeu o troféu que consagrou São Paulo como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Deixou um legado e uma missão para a cidade: diminuir a desigualdade social usando tecnologia, inovação e conectividade. Estamos ampliando o acesso à internet e digitalizando serviços de transporte, saúde, educação e negócios”.

Quando se trata de mobilidade e acessibilidade, a capital paulista acumula recordes, sendo uma das primeiras cidades brasileiras a implantar o bilhete eletrônico em seu transporte público e permitindo o pagamento via PIX. Também dispõe de semáforos inteligentes, que dimensionam a abertura e o fechamento dos equipamentos de acordo com o volume de tráfego de veículos e de pedestres, auxiliando no trânsito.

Atualmente conta com mais de 600 quilômetros de ciclovias, maior estrutura para essa finalidade do Brasil, ocupando menos espaço, reduzindo a emissão de poluentes e estimulando a prática de atividade física e o bem-estar. E a frota de veículos de baixa emissão  vem aumentando a cada ano.

Em Mobilidade, além de possuir estrutura de transporte rodoviário interestadual para mais de 940 destinos brasileiros, a população ainda conta com acesso (em um raio de 100 quilômetros)a três dos maiores e mais movimentados aeroportos do País: Congonhas, Guarulhos e Viracopos.