Prefeitura anuncia parceria para capacitar 10 mil pessoas em cursos de tecnologia

O programa visa promover novas atividades sobre o uso e a adoção da computação em nuvem entre equipes de TI e gestores que atuam nos órgãos da Administração Municipal

A Cidade de São Paulo vai promover um amplo programa de atividades relacionadas à computação em nuvem e transformação digital em colaboração com a Amazon Web Services (AWS). As capacitações irão acontecer em conjunto com diversos órgãos da administração municipal, no centro de tecnologia e inovação da Prefeitura de São Paulo, o Inspira Sampa, na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e pelo portal de cursos do CATE.

O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes em reunião na tarde desta quarta-feira (21) que destacou a importância da tecnologia para a população em geral e, principalmente para a Administração Municipal para melhorar os serviços públicos. “Além de ser fundamental, a tecnologia permitirá que todas as áreas da Prefeitura ganharão em eficiência, pois o uso da tecnologia é essencial nos dias de hoje”, disse o prefeito. Estiveram também na reunião os secretários municipais de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, de Gestão, Marcela Arruda, e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, além do presidente da Prodam-SP, Johann Dantas e o diretor da AWS para o setor público, Paulo Cunha.

A parceria visa promover novas atividades sobre o uso e a adoção da computação em nuvem entre equipes de TI e gestores que atuam nos órgãos do governo do município de São Paulo. Ocorrerá uma programação periódica de atividades, incluindo, a divulgação, qualificação e fomento dos serviços de computação em nuvem e a aplicação dos programas AWS no âmbito municipal.

A AWS oferecerá os programas de aprendizagem:

Essas atividades devem atingir 10 mil pessoas por meio das capacitações online disponibilizadas por programas da prefeitura; servidores públicos da área de tecnologia (gestores e técnicos de TI) e de áreas fim (não tecnologia) e servidores públicos da área executiva e de gestão da Prefeitura (secretários, secretários-adjuntos, chefes-de-gabinete, presidentes e diretores de empresas públicas).

“Essa é uma parceria importante para elevar o nível de capacitação dos funcionários do governo em tecnologia, são mais 200 cursos gratuitos e com possibilidade de certificação. Isso aprimora o resultado da gestão pública feita com o auxílio da tecnologia”, destacou Quirós.

Já o presidente da Prodam-SP, Johann Dantas, reforçou a importância da iniciativa. “Vamos atuar transversalmente em diversas frentes, com capacitação para o servidor municipal, experimentação de tecnologias disruptivas, capacitação técnica para a população na ponta, imersão e conteúdos para startups e formação executiva para os gestores públicos”.

Para Paulo Cunha, “a nuvem permite aos governos adaptarem-se e mudarem rapidamente em benefício dos seus cidadãos, para além da sua agilidade, segurança e escalabilidade. Com a nuvem, é possível democratizar o acesso a tecnologias altamente sofisticadas, ajudando as agências governamentais a inovar numa variedade de processos”.

Inspira Sampa

O Inspira Sampa é um centro de tecnologia e inovação que visa a promoção da cultura de inovação na cidade de São Paulo, por meio da conexão com startups e do uso de tecnologias, como a computação em nuvem, internet das coisas, inteligência artificial e mobile. Além disso, o hub também proporciona a integração entre as secretarias e a capacitação dos servidores, para que os serviços prestados aos cidadãos sejam cada vez mais inovadores e de excelência.

Fonte: https://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-anuncia-parceria-para-capacitar-10-mil-pessoas-em-cursos-de-tecnologia