Informatização, modernização e avanço tecnológico na Secretaria Municipal da Saúde
O Boletim de Olho na Tecnologia, do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação apresentou suas ações e entregas dentro da Secretaria Municipal de Saúde. Veja a seguir
Sobre o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), conforme decreto nº 59.685/2020, provê soluções em TI e vem realizando importantes ações que visam atender todos os estabelecimentos de saúde e os diversos departamentos e coordenações na SMS–SP.
Sua missão é contribuir com a melhoria de processos, modernização e otimização de recursos, para trazer mais agilidade e redução de custos na gestão municipal considerando os 4 principais eixos de atuação do departamento:
- Infraestrutura e redes
- Administração e Contratos em TI
- Suporte técnico em microinformática e sistemas
- Desenvolvimento, manutenção e sustentação de sistemas
Reconhecimento – Escala de Maturidade de Governança de TI
O DTIC possui medalhas na classificação obtida entre órgãos e setores da administração pública municipal, pela Ferramenta de Acompanhamento de Tecnologia da Informação e Maturidade (FATIMA) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).
A SMS está em 4º lugar dentre 70 órgãos da prefeitura no ranking de maturidade. O departamento é medalha de ouro nos quesitos: atendimento ao cidadão, Service Desk e catálogo de sistemas.

Realizações de 2022
Visando a modernização das unidades, otimização dos atendimentos prestados e normativas que regulamentam o teleatendimento, o DTIC disponibilizou para toda a rede kits com webcam, caixa de som e headset. Ao todo foram entregues 496 equipamentos.
•1.814 chamados no GLPI no prédio da Santa Isabel
• 6.411 chamados no GLPI no prédio da General Jardim
• 9.537 atendimentos realizados nas coordenadorias, incluindo
capacitações e suporte
• 16.489 chamados no GLPI nos hospitais
• 51.588 liberações de acesso em todas as coordenadorias
Mais de 135 demandas realizadas, considerando desenvolvimento de novos sistemas, especificações de requisitos, manutenções e extrações de dados – em torno de 40 sistemas de informação geridos ou acompanhados pelo DTIC. Desenvolvimento de 14 novos sistemas de informação, sendo 8 implantados, já em uso em ambiente de produção.
Data Center em SMS/DTIC
Contribuindo com a redução dos custos, a governança dos dados e a modernização da rede, o DTIC ampliou o seu Data Center. Uma conquista que permitiu a internalização de sistemas, base de dados. Melhorando na qualidade de atendimento e oferta de tecnologia.
Fonte: Boletim De olho na Tecnologia – Edição 01 | 02/01/2023 – Secretaria Municipal da Saúde
Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação – DTIC. Acesse Aqui