Uso da tecnologia derruba tempo de espera por serviços de zeladoria na cidade

Entre 2017 e 2023, houve queda de mais de 86% no estoque de solicitações de zeladoria.

O uso da tecnologia pela Prefeitura reduz o tempo de espera por serviços de zeladoria na cidade de São Paulo. Em 2017, o estoque de solicitações de zeladoria era de 250 mil. Atualmente, são cerca de 34 mil, o que representa uma diminuição de 86,40%.

O conceito de Smart City, adotado pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), colocou o papel de lado e trouxe a tecnologia como fator principal para promover agilidade, eficiência e a relação custo x benefício cada vez mais assertiva. Entre as 10 cidades brasileiras que atendem o conceito e os critérios de Smart Cities, São Paulo está no topo da lista.

Uma cidade inteligente é aquela que usa diferentes tipos de tecnologia para coletar dados e usá-los para gerenciar recursos e ativos, oferecendo melhores serviços à população.

A redução no Tempo Médio de Atendimento (TMA) impactou diretamente na quantidade de demandas reportadas através do serviço SP156. Operações como o Tapa-buraco, primordial para a mobilidade urbana, em 2017 eram atendidos, em média, em 121 dias. A meta estabelecida é de 10 dias, sendo que desde outubro do ano passado a SMSUB faz em 7 dias. O tempo de atendimento é o mesmo para as 32 Subprefeituras da capital. Em vias como as Marginais Tietê e Pinheiros são 24 horas entre a notificação do fato e a entrega do serviço pronto.

Em 2022, foram realizados 131 mil reparos no asfalto, que equivalem a uma área de 2,6 milhões m². Esses reparos contemplam 148 mil buracos, além de consertos asfálticos em guias e sarjetas (concordância). Somente no último mês de dezembro, foram tapados 15.542 buracos na cidade. A SMSUB dispõe do mapeamento completo da cidade através do Sistema de Gestão do Pavimento (GAIA), no qual são compiladas informações da infraestrutura Urbana e uso do solo.