Prefeitura divulga relação de pré-aprovados para o Programa Bolsa Tech

Os selecionados devem ir a uma das 16 unidades selecionadas do Cate apresentar seus documentos até o dia 16 de maio

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) da Prefeitura de São Paulo divulgou os pré-selecionados para participar do programa Bolsa Tech, que é voltado para jovens com idades entre 16 e 20 anos, em situação de vulnerabilidade social. A lista com 500 convocados pode ser acessada neste link. Aqueles que foram chamados devem se dirigir a uma das 16 unidades selecionadas do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo para apresentar os documentos como RG, CPF, carteira de trabalho, entre outros e assinar a o termo de compromisso e responsabilidade.

A iniciativa Bolsa Tech, que ocorre em parceria com o Instituto Muda Brasil, oferece 500 vagas para o curso de qualificação e iniciação profissional para o mercado de trabalho com foco na área de tecnologia, além de ter acesso a atividades de desenvolvimento pessoal. Os participantes recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 673,79.

“Esse programa possibilita que os jovens deem o pontapé inicial na carreira em uma das áreas mais requisitadas do mercado, com aprendizado teórico e prático. Mas, para além disso, é uma experiência de crescimento pessoal e formação de vínculos. E oferecer tudo isso a pessoas que, no geral, ainda tem pouco acesso a essas oportunidades é essencial”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Os selecionados para essa edição têm até terça-feira (16) para levar os seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho (física ou a digital), comprovante de residência e comprovante de escolaridade ou conclusão de curso (que pode ser também uma declaração da escola ou o histórico escolar). A lista com os endereços dos Cates indicados se encontra no final do texto – o horário é sempre das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

As aulas têm início no dia 15 de maio. O curso tem duração aproximada de seis meses, com carga-horária de 20 horas por semana, sendo 16h no modelo à distância (EaD) e 4h presenciais semanais. O Bolsa Tech oferece aulas teóricas e práticas nas diversas áreas da tecnologia, como informática, programação e desenvolvimento de software, com foco em tecnologia da informação.

Além dos módulos tecnológicos, fazem parte da formação aulas de desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas, negociação, resolução de problemas complexos, educação financeira, noções básicas de administração e empreendedorismo. Os participantes ainda podem contar com mentorias com instrutores para auxiliar no desenvolvimento pessoal, presencialmente, de forma opcional.

Para poder participar do programa, é necessário atender a alguns requisitos:

• Ter idade entre 16 e 20 anos;
• Ter aval do responsável legal, se for menor de 18 anos;
• Ser alfabetizado;
• Residir na cidade de São Paulo;
• Estar desempregado, sem receber seguro desemprego;
• Estar matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino de nível médio, inclusive profissionalizante;
• Ter a renda familiar “per capita” (por pessoa) de até meio salário mínimo mensal;
• Ter conhecimento básico em informática;
• Não estudar em período integral;
• Estar disponível para participar no contraturno escolar.

Conteúdos dos módulos

Confira a lista de aprovados aqui

Funcionando sempre das 8h às 16h, endereços dos Cates para apresentação dos documentos:

Cate Brasilândia

Cate Vila Prudente
Av. Do Oratório, 172

Documentos

Levar RG, CPF, carteira de trabalho (física ou a digital), comprovante de residência e comprovante de escolaridade ou conclusão de curso (que pode ser também uma declaração da escola ou o histórico escolar).