Alunos da rede pública participam de laboratórios de programação durante esta semana

Scratch Week terá atividades para crianças e adolescentes com interesse em jogos e técnicas de animação

A Rede FAB LAB LIVRE SP, maior rede de laboratórios públicos da América Latina, realiza durante esta semana o “Scratch Week”. A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).

A iniciativa traz uma semana de atividades voltadas para crianças e adolescentes que possuem interesse em jogos e técnicas de animação. As oficinas estão disponíveis nos laboratórios que são alocados dentro dos espaços dos CEUs (Centro Educacional Unificado).

As ações comemoram o “a”, conhecido internacionalmente como o dia da programação. A técnica “Scrath” é uma linguagem em blocos, criada pelo grupo Lifelong Kindergarten do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e tem como objetivo desenvolver técnicas para crianças e adolescentes, por meio da criação de histórias e animação.

Buscando levar o conhecimento da programação de maneira lúdica e sem a necessidade de experiência na área, as oficinas de Scratch, desenvolvidas pelo FAB LAB, serão dividas em dois eixos: Desplugada e Plugada.

Nas atividades “desplugadas”, os alunos, sem o uso de computadores, irão competir entre si na criação de um mapa de trânsito, onde o desafio é atravessar o trajeto criado utilizando os blocos de programação presentes no Scratch. Já nas oficinas “plugadas” serão trabalhadas temáticas pertinentes ao meio educacional, por meio do desenvolvimento de jogos relacionados às matérias base no currículo das escolas utilizando o software.

As oficinas da “Scratch Week” iniciaram nesta terça-feira (09) e terminam no sábado (13), dia em que além de alunos, todo o público poderá participar.

Veja a programação completa das oficinais especiais da Scratch Week:

Sobre o Fab Lab Livre SP

O programa tem como fundamento apresentar para os cidadãos os diferentes meios de contato com a indústria 4.0, tecnologia crucial para construção de repertório, uma vez que ao aprender as funcionalidades dos equipamentos e desenvolver ideias criativas com a “mão na massa”, eles estarão dispostos a abrir o seu leque de possibilidades para as tecnologias que virão no futuro e aptos para as novas oportunidades no mercado de trabalho.