Doze empresas participam de pregão para escolha de empresa do Smart Sampa

Doze empresas participam de pregão para escolha de empresa do Smart Sampa

Proposta escolhida por oferecer o menor preço passa por análise econômico-financeira e de toda documentação, além de prova para avaliar solução tecnológica

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), informa que 12 empresas apresentaram propostas no pregão eletrônico do Programa Smart Sampa, realizado nesta segunda-feira (29). A melhor proposta apesentada foi de R$ 9,2 milhões por mês para implantação de serviço, uma plataforma de videomonitoramento e 20 mil câmeras funcionando, integradas a essa plataforma. Além disso, a plataforma tem que ter algumas funcionalidades, que são descritas no edital, e a gestão dessa central é feita pela SMSU. 

A instalação da plataforma e dos novos equipamentos será iniciada logo após a assinatura do contrato com a empresa vencedora, seguindo um cronograma estabelecido no edital, que prevê, em 2 meses, a implantação da primeira versão da plataforma, com a instalação inicial de 200 novas câmeras. A Central de Monitoramento será implementada, em um primeiro momento, na sede da Prefeitura de São Paulo, conforme previsto no edital, e caso o acordo referente ao prédio dos Correios prosperar, a central poderá ser transferida para o local.   

A partir de agora, a proposta passa por uma Prova de Conceito – POC para avaliar a solução tecnológica apresentada, além de uma análise econômico-financeira e de toda documentação da empresa responsável. Durante esse período, a licitação fica suspensa. Se houver alguma inconsistência na documentação, a empresa será desclassificada e a licitante com a segunda proposta mais vantajosa será convocada. 

A divulgação da empresa vencedora, bem como a assinatura do contrato, ocorrerá após a conclusão do processo. 

A iniciativa permitirá maior eficácia e agilidade no atendimento de ocorrências da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e demais órgãos de segurança. Além disso, o programa possibilitará a integração de mais 20 mil câmeras, sendo 10 mil de munícipes e outras 10 mil de concessionárias. Ao todo, o sistema poderá contar com até 40 mil câmeras.    

O programa Smart Sampa tem a finalidade principal de integrar as ações da CET, CPTM, Metrô, SAMU, além da GCM e das Polícias Militar e Civil, por meio de uma moderna e inteligente Central de Monitoramento da Guarda Civil Metropolitana. O projeto contará com pelo menos 20 mil novas câmeras até 2024, sendo 2.500 delas previstas para a região Central. Os aparelhos serão instalados no entorno de equipamentos municipais como escolas, unidades básicas de saúde, parques, bem como em áreas de grande circulação e com maior incidência de criminalidade, além de serem disponibilizadas nas entradas e saídas do munícipio.  

O edital prevê a contratação de serviço de vídeo monitoramento, com o fornecimento de toda a estrutura de equipamentos e mão-de-obra necessária, possibilitando a integração de diversos serviços públicos, permitindo o monitoramento de ocorrências em tempo real e a promoção da segurança pública preventiva em benefício de todos os paulistanos.      

Topo