28º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Boas Práticas em Governança de Dados

28º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Boas Práticas em Governança de Dados

 O 28º Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação teve como tema as Boas Práticas em Governança de Dados e foi realizado no formato virtual na plataforma Microsoft Teams. O fórum contou com a participação dos líderes de TIC dos órgãos setoriais da Prefeitura Municipal de São Paulo e convidados, ao total, cerca de 77 pessoas participaram do fórum. 

O chefe de gabinete, Roger Willians, iniciou o fórum agradecendo a todos os participantes e ressaltou a importância do tema na Estratégia de Transformação Digital que será lançada no próximo mês. Além da transformação digital, ele citou que o tema também contribui na implantação do Cadastro de Base de Pessoas e no Login Único, o qual está em testes em algumas secretarias. Finalizando, desejou em nome do Secretário Bruno Lima, um bom fórum a todos. 

Prosseguindo, a Coordenadora da CGTIC (Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Cláudia Ciufatelli Barale, agradeceu a todos os participantes e passou a palavra para o analista Rafael Neves, que deu prosseguimento ao fórum apresentando a agenda do dia. 

A primeira apresentação foi realizada pelo Sr. Luiz Dorsa, diretor EITL e parceiro de Liderança Gartner, e teve como tema: “Alavancando os benefícios de uma cultura data driven”. 

Após uma breve apresentação pessoal e da empresa Gartner, Luiz Dorsa abordou a necessidade de uma transformação cultural nas organizações para que ocorra uma transformação digital, trazendo para o centro do triangulo composto de pessoas, processos e tecnologia a cultura dos dados. 

Abordou também os cuidados que se deve ter ao trabalhar com dados, desde a confiabilidade dos dados, como são os processos de governança dos dados, como é a capacitação dos profissionais que trabalham com os dados e os cuidados com a privacidade. 

Um ponto relevante foi a apresentação de um levantamento realizado pela empresa Gartner junto aos CDOs de diversas empresas, mostrando que a 40% enfrentavam desafios culturais para aceitas essa mudança e que 25% enfrentavam resistência às mudanças no modelo. 

Abordou também os problemas comuns devido a baixa maturidade na cultura de dados e que essa baixa maturidade pode levar a um ciclo negativo, no qual diferentes setores de uma mesma organização podem produzir informações paralelas, o que pode levar a divergências e conceitos diferentes, gerando desconfiança sobre os dados coletados. 

Luiz Dorsa reforçou a importância de um Patrocínio Forte para que a mudança seja efetiva, sem esse apoio as áreas técnicas dificilmente conseguem avançar no processo de implantação de uma cultura voltada a dados nas organizações e citou a papel fundamenta da comunicação em todo processo. 

Um slide com as estatísticas do Gartner sobre o uso dos dados se destacou, informando que mais de 95% dos líderes continuarão a tomar uma decisão por meio da intuição ao invés de usar dados e fatos. O que leva ao questionamento sobre o grau de confiança dos líderes nos dados. 

Prosseguiu apresentando o Plano de Alfabetização de dados como um programa de mudanças, os cinco passo de conscientização e finalizou apresentando o modelo de Curadoria de Dados. 

Em seguida o analista Loyd Kozawa apresentou o relatório do Diagnóstico de TIC 2023 e finalizando as apresentações do fórum, o analista Thyago Athayde Silveira de Oliveira apresentou o dashboard publicado do PETIC 21-24 e demonstrou várias funcionalidades do PowerBI. 

Em seguida foi aberto um espaço para dúvidas e finalizando o fórum, o analista Rafael Neves encerrou agradecendo a participação de todos. 

Data: 31/05/2023; 

Via: Vídeo conferência via Microsoft Teams;

Participantes: Aproximadamente 74 pessoas. 

Palestrantes:  

Luiz Dorsa – (Executive Partner Data & Analytics – Gartner)

Loyd Hiroki Kozawa (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Thyago Athayde Silveira de Oliveira (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Acesse abaixo o material da apresentação do 28º Fórum Técnico de TIC e nossa seção de Governança de TIC

Veja algumas imagens do 28º FTTIC

Saiba mais sobre o Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC

O Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC consiste no conjunto dos responsáveis técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação dos Órgãos Setoriais que compõe o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – SMTIC. Criado através do Decreto 57.653/2017, que dispõe sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – PMGTIC, os líderes dos órgãos participam de encontros periódicos que buscam como principais objetivos:

I – Promover a integração entre responsáveis técnicos em tecnologia da informação dos Órgãos Setoriais;

II – Alinhar as questões relativas à PMGTIC, especialmente quanto aos instrumentos de governança de tecnologia da informação e comunicação;

III – Acelerar a resolução das questões técnicas dos órgãos setoriais, bem como das dúvidas potencialmente comuns a todos, promovendo o aumento de maturidade em tecnologia da informação e comunicação;

IV – Prover o Órgão Central de informações a respeito da materialização das ações da PMGTIC em cada órgão, debatendo seus principais aspectos e implicações;

V – Possibilitar aos Órgãos e Entidades Setoriais, meio para a apresentação de propostas de melhorias nos instrumentos de governança, bem como na implementação da PMGTIC.

Para acessar os últimos fóruns realizados clique aqui .

Topo