Novo canal no aplicativo da e-saúdeSP ajuda na prevenção do HIV

O SPrEP, lançado no último dia 7, já registrou mais de 3,3 mil acessos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou o canal SPrEP no aplicativo e-saúdeSP. O objetivo é o controle e eliminação da epidemia de HIV por meio de acesso às profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) na cidade de São Paulo, via teleconsulta, com prescrição online e retirada de medicamentos no mesmo dia do atendimento e em horários alternativos aos serviços de saúde tradicionais.

O SPrEP (PrEP e PEP online) é um serviço digital que pode ser acessado pelo aplicativo e-saúdeSP e disponibiliza consultas médicas todos os dias da semana (incluindo feriados), das 18h às 22h. O canal é fundamental para quem possivelmente se expôs ao vírus.

“A profilaxia pós-exposição ao HIV é de extrema urgência, pois deve-se começar a tomar o medicamento em até 72h após a exposição de risco, seja ela sexual ou por acidente com material perfurocortante. Com apenas o celular, o munícipe poderá entrar em contato com a médica de plantão e obter sua a receita e o encaminhamento para o endereço mais próximo dele para retirar a PEP”, enfatiza Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da capital. “Esse canal, inédito na saúde pública brasileira, vem como ferramenta que poderá ser replicada em outros territórios, possibilitando a ampliação do acesso da população aos métodos preventivos ao HIV”.

Usuários devem se cadastrar

Por meio do cadastro realizado junto ao aplicativo, que solicita informações gerais sobre o usuário, é possível acessar as profilaxias a qualquer dia da semana, das 18h às 22h. Para acessar a SPrEP online é necessário que a pessoa resida na cidade de São Paulo e tenha um resultado de teste de HIV negativo de até sete dias que será solicitado, via imagem, para ser direcionada à consulta. Após a avaliação do profissional de saúde e envio da prescrição emitida por mensagem de texto, WhatsApp e/ou e-mail, a retirada do medicamento poderá ser realizada em algumas unidades municipais de saúde 24 horas, na Rede Municipal Especializada em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids, inclusive na Estação Prevenção – Jorge Beloqui.

Caso a pessoa esteja precisando da PEP, a exposição deve ter ocorrido em menos de 72 horas, se atentando à retirada da medicação e tempo para ingerir a primeira dose de comprimidos. Atendimentos fora do horário de atendimento do SPrEP – PrEP e PEP online serão direcionados para o fluxo já estabelecido com atendimento presencial nas diversas unidades de saúde.

O que é PrEP?

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais de modo que, caso haja exposição ao vírus HIV, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos é entregue ao final do processo de teste e consulta com os profissionais de saúde presentes nas unidades da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids. Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) desde janeiro de 2018, esta profilaxia tem como público prioritário pessoas em situação que ocorre o uso não regular ou dificuldades de usar preservativos.

O número de usuários de PrEP cresceu 13,5% na cidade de São Paulo de janeiro a maio de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi de 3.880 usuários em 2022 para 4.404 esse ano. Desde 2018, 28.264 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo.

O cidadão interessado em receber a PrEP será acolhido por um profissional de saúde para avaliação da sua elegibilidade ao uso da profilaxia. Será necessário realizar um teste ou apresentar um resultado negativo para HIV coletado em até sete dias. Se elegível, o usuário passará por uma avalição clínica e serão solicitados outros exames para seguimento.

Quando procurar a PEP?

A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) é uma medida de prevenção ao HIV em casos de exposição ao vírus, como quando a camisinha sai, se rompe ou não é utilizada por qualquer motivo que seja. Em casos de violência sexual e acidentes ocupacionais a profilaxia também é indicada.

A prevenção é feita por meio do uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem o vírus de se estabelecer no organismo. Por isso, é importante iniciar a profilaxia em até 72 horas, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição. A PEP é gratuita e o tratamento tem duração de 28 dias.