HUB DE INOVAÇÃO INSPIRA SAMPA GANHA SEDE NO VALE DO ANHANGABAÚ

Centro vai fomentar ecossistema de transformação digital, tecnologias disruptivas e cidades inteligentes focado em ESG

A cidade de São Paulo ganhou um centro de excelência em tecnologia e inovação. O Inspira Sampa, que realiza ações e eventos do ecossistema de transformação digital para cidades desde agosto de 2022, inaugurou sua sede na manhã desta sexta-feira (30). O centro de excelência é uma iniciativa da Prodam-SP, empresa de tecnologia da Prefeitura de São Paulo, em parceria com órgãos municipais e os grandes players do mercado, as bigtechs.

“Esse espaço vai reunir todas as secretarias da Prefeitura de São Paulo com faculdades, universidades e empresas do setor de tecnologia para que as pessoas possam se inspirar aqui para trazer soluções tecnológicas para cidade”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. “Teremos um ambiente favorável para o desenvolvimento desse trabalho para que ideias boas não sejam perdidas por falta de ações para implantação”, completou.

O centro de excelência tem em sua essência fomentar e desenvolver projetos aos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) ou, em português, ASG (Ambiental, Social e Governamental) visando minimizar os danos ambientais, gerar benefícios sociais e otimizar processos administrativos.

“Desejo que esse espaço possa inspirar todos os profissionais de tecnologia, sejam da prefeitura, sejam privados, sejam startups que encontrem as melhores soluções para que o cidadão possa ser atendido com mais rapidez e mais eficiência”, explicou o secretário adjunto de Governo, Clodoaldo Pelissioni.

O objetivo é criar um ecossistema de inovação para acelerar a transformação digital de cidade, fomentando a cultura inovadora dentro da esfera pública da Prefeitura de São Paulo, agregando valor às secretarias e órgãos públicos com novas tecnologias e residência de startups e grupos de trabalho.

“Nossa missão é desburocratizar e fazer com que a coisa fique mais simples, mais funcional. Quando a gente fala de inclusão digital, não é só internet, não é disponibilizar acesso. É se colocar no papel daquele que muitas vezes está fora, está excluído da vida digital. É um dever de todos nós fazer com que isso aconteça”, disse o diretor-presidente da Prodam, Johann Nogueira Dantas.

Entre as ações e projetos em desenvolvimento estão a utilização de computação em nuvem, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), big data e mobile. O Inspira Sampa visa o amadurecimento dos indicadores relacionados ao ESG por meio da inovação e tecnologia, com programas de capacitação, conexão com startups, incentivo a soluções criativas e o desenvolvimento de parcerias, constituindo-se assim um pilar de crescimento e sustentabilidade para os grandes centros urbanos.

A sede do Inspira Sampa fica na Rua Líbero Badaró, 425 – 6º andar – Centro Histórico (Vale do Anhangabaú).

SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br