Prefeitura promove rodada de negócios para conectar startups do Programa Green Sampa a grandes empresas

Objetivo do encontro foi conectar interessados em desenvolver tecnologias limpas com quem já atua no setor

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), reuniu 18 startups de impacto socioambiental e grandes empresas como Instituto Votorantim, Aliança Empreendedora, EDP, Green Kitchen, Lello Lab e as secretarias municipais: Verde e Meio Ambiente, Executiva de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, durante a quarta Rodada Green Sampa de Negócios e Investimentos. A atividade foi realizada na última quinta-feira (29), no Hub Green Sampa, em Pinheiros.

Durante a rodada, os acelerados tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios relacionados a soluções para as principais problemáticas da cidade com foco em cidades inteligentes e sustentáveis; ambientes seguros e sustentáveis; ecoagricultura e segurança alimentar; e gestão de resíduos. Além disso, parte das 32 empresas que estiveram no processo de aceleração foram certificadas após atingirem a porcentagem mínima de 80% da participação das atividades.

“Nosso objetivo é conectar os interessados em desenvolver tecnologias limpas com as pessoas que já atuam neste ramo. Queremos fortalecer São Paulo e transformar a nossa cidade no maior e mais importante hub de negócios ambientais e cleantechs na América do Sul, acolhendo empresas e investidores do mundo todo. Para isto, é fundamental que a Prefeitura desenvolva e apoie políticas públicas como estas, que apoiam o desenvolvimento deste setor na Capital, que tem a tecnologia e a inovação em seu DNA”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Aceleração e residência

Ao longo de dez meses, 32 startups participaram de um processo de aceleração e residência composto por oficinas qualificativas em gestão de negócios, mentorias individuais e assessorias, com trilhas específicas conforme o estágio de maturidade do negócio. O programa Green Sampa, que é totalmente gratuito, garante apoio às startups, principalmente neste momento em que grandes corporações se voltam para a importância em apoiar empresas que se preocupam com os riscos ambientais, sociais e de governança, o chamado ESG.

“A economia verde contempla uma agenda de sustentabilidade que busca integrar cada vez mais os temas ambientais e de impacto social ao mercado. Com a promoção de rodadas de negócio como essa, buscamos estabelecer uma relação sólida entre essas startups, que possuem soluções ágeis e sustentáveis, e grandes empresas, que além de experiência e alcance de mercado, ainda detêm os recursos necessários para impulsionar ainda mais cada um dos nossos acelerados”, declara o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Green Sampa

Reconhecido em 2022 como a segunda melhor iniciativa em sustentabilidade das cidades Ibero-Americanas pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), o Green Sampa é a primeira iniciativa pública que busca reunir atores estratégicos do setor de tecnologias sustentáveis para a implementação de uma plataforma que busca soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento do setor, com trocas de boas práticas entre Empresas, Instituições, Centros de Pesquisas, Aceleradoras e Organizações que atuam com Tecnologias Limpas.

A iniciativa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Além disso, realiza aceleração e oferece residência de empresas de tecnologias verdes, ofertando qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, assessorias e mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócio e demodays. Desde 2019, o Green Sampa já ofertou aceleração e mentorias para mais de 100 startups.