Prefeitura lança guia para promover comunicação inclusiva e acessível

Publicação inédita ensina a construção de oficinas presenciais e virtuais sobre o tema

O Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo –  (011.lab) – anunciou o lançamento do guia “Como fazer oficinas de Linguagem Simples?”, uma estratégia para enfrentar os desafios da gestão municipal na entrega de serviços que se comuniquem de forma mais efetiva às necessidades da população. O guia, apresentado em um evento realizado no Museu da Língua Portuguesa em 26 de junho, é o primeiro do Brasil a fornecer um passo a passo para a construção de oficinas sobre o tema, tanto presenciais quanto virtuais. O Programa Municipal de Linguagem Simples, criado em 2019 pela Prefeitura de São Paulo, busca simplificar a linguagem utilizada pela administração pública, tornando-a acessível a todos os cidadãos. Acesse os Guias:

"Como fazer oficinas presenciais de Linguagem Simples?"

"Como fazer oficinas virtuais de Linguagem Simples?"

A Linguagem Simples é uma forma de comunicação que busca transmitir informações de maneira clara, objetiva e inclusiva. A iniciativa tem como objetivo principal aproximar o governo da população, considerando os desafios do analfabetismo funcional e da desigualdade enfrentados pelo Brasil. De acordo com estudos da ONG Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro, cerca de três em cada dez brasileiros entre 15 e 64 anos são considerados analfabetos funcionais, o que afeta a compreensão de textos e dificulta o acesso a serviços e direitos.

O evento de lançamento contou com as presenças dos secretários municipais Marcela Arruda (Gestão) e Humberto de Alencar (adjunto da Secretaria de Inovação e Tecnologia), além de contar com mais de 150 pessoas, incluindo representantes de órgãos públicos, entusiastas do tema e organizações da sociedade civil dedicadas à inovação na gestão pública.

O guia representa um avanço significativo no compromisso do (011).lab e da Prefeitura em melhorar a comunicação governamental, visando alcançar todas as pessoas e garantir o acesso igualitário a serviços e direitos. A iniciativa reforça a importância de uma linguagem clara, livre de siglas e palavras complexas, contribuindo para a aproximação entre governo e população.

Para mais informações sobre o Programa Municipal de Linguagem Simples e o guia “Como fazer oficinas de Linguagem Simples?”, visite o site oficial da Prefeitura ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), ou com a Secretaria Municipal de Gestão (SEGES).