São Paulo vai sediar o maior evento mundial de internet das coisas a partir de 2024

O prefeito Ricardo Nunes anunciou nesta segunda-feira (30), durante participação no encontro “Innovation: Unlocking Potencial”, no Itaim Bibi, a realização do maior evento mundial de Internet das Coisas em São Paulo, o IOT Solutions Congress Brasil.

O congresso, que acontecerá anualmente a partir de 2024, tem foco em tudo o que conecta itens usados no dia a dia à internet: eletrodomésticos, meios de transporte, tênis, roupas e até maçanetas. Gigantes tecnológicas como o Google, que gerou R$ 153 bilhões em 2022, e a AWS, sistema de nuvem da Amazon, participarão do evento. Estas e outras atuações são resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, a SP Negócios e o hub de cidades inteligentes iCities.

Para Ricardo Nunes, o interesse na área da tecnologia tem um objetivo único: cuidar das pessoas. “Por isso a Prefeitura fará o que for preciso para investir e trazer para a cidade o desenvolvimento nessa área”.

A tecnologia é importante para São Paulo de modo geral, de acordo com o prefeito, mas é fundamental para gerar empregos, especialmente para a população entre 18 e 24 anos. “Temos cerca de 400 mil jovens que não trabalham e não estudam. Por isso, focamos muito nessa questão, para poder atender a essa faixa etária. Tenho certeza de que a internet, a tecnologia, a internet das coisas e toda essa movimentação poderá nos ajudar a melhorar esse ambiente, o que é mais que necessário”.

De acordo com Humberto de Alencar, secretário municipal de Inovação e Tecnologia em exercício, o congresso será um evento com formato único. “Terá a Prefeitura como protagonista e todas as suas secretarias e agências com grandes espaços de divulgação de suas ações, bem como ambientes para rodadas de negócios, discussões com o mercado e provedores de soluções inovadoras. Colocará São Paulo no cenário mundial”, afirmou.

Alencar também destacou que outro projeto importante em curso é o de certificação de São Paulo nos padrões internacionais da ISO Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes. “Ratificará a posição da capital como uma das mais importantes em gestão pública, baseada em indicadores nessas três áreas”.

Capital das capitais

A cidade foi selecionada para sediar o IOT Solutions Congress Brasil por ser considerada a capital das capitais e o epicentro financeiro de nosso país, segundo o sócio fundador da ICities, Beto Marcelino. “É uma capital reconhecida e admirada internacionalmente. Acreditamos que o Innovation, destravando e desbravando potenciais, e o vasto mercado de internet das coisas, somada à inteligência artificial, em simbiose com o universo da alta conectividade, trará para esta super capital o mais completo evento de tecnologias digitais”, afirmou.

“Teremos a oportunidade de consolidar algo que já está acontecendo na cidade de São Paulo, que é enorme no desenvolvimento de novas tecnologias, onde vemos máquinas conversando com máquinas, controlando o fluxo de trânsito, a iluminação pública e tantas outras coisas. E com eventos poderosos como esse, se aprimorará cada vez mais”, complementou o diretor-presidente da SP Negócios, Aloysio Nunes.

Barcelona

A versão internacional do IOT é realizada anualmente em Barcelona pela entidade Fira, detentora dos direitos do evento. Está há 90 anos no mercado e é uma das organizações de feiras mais importantes da Europa, pelo volume e qualidade dos seus seminários.

Sobre a internet das coisas

A Internet das Coisas impacta em processos como consumo de energia, logística, manutenção de equipamentos, controles de processos de produção, entre outros. Seu mercado avança em múltiplas frentes, potencializado pela expansão da rede 5G.

SP Negócios

Foi criada como serviço social autônomo em 2017, para atuar junto à Prefeitura de São Paulo na melhoria do ambiente de negócios e atração de investimento, visando o desenvolvimento econômico da cidade. É a agência de promoção de investimentos e exportações do município e tem como missão contribuir para a competitividade e sustentabilidade dos negócios, por meio da promoção e apoio às oportunidades de investimentos, inovação e exportações.

Sobre o iCities

O iCities – The Smart Cities Hub é um hub de negócios em cidades inteligentes. Fundado em 2011, pioneiro no fomento do ecossistema de smart cities pelo Brasil, tem como missão conectar profissionais, empresas e poder público, promovendo a abertura de novos negócios e desenvolvendo projetos especiais.

Também atua na capacitação de profissionais, gestores na área de cidades inteligentes e é representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil. Organiza anualmente o Smart City Expo Curitiba, segundo maior evento mundial de soluções inteligentes para cidades.