Já está disponível a lista de contemplados para o 6º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2023.
A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2019 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.
O período de uso de licenças desse ciclo será de 01/11/2023 a 31/12/2023.
Confira abaixo a lista de contemplados!
Nome | Setorial | Pontos pela Governança |
Adinan Batista Alves | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 45 |
Alexander Max Calixto | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Alvaro Henrique Walder de Mello | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Andrew Solera | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | 25 |
Anna Julia Pereira Silva | SP Urbanismo | 45 |
Beatriz da Rocha | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 25 |
Bianca de Souza Santos | Subprefeitura Ipiranga | 35 |
Bruno Azuma Balzano | Secretaria do Governo Municipal | 35 |
Bruno Cesar Molinaro | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Bruno Mikael Oliveira de Souza | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 45 |
Carolina Biella | Procuradoria Geral do Município | 45 |
Carolina Francesco Pereira Lopes da Costa | Subprefeitura Ipiranga | 35 |
Caroline dos Santos de Souza | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Cassiane Vieira de Araújo Silva | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 45 |
Cauã Coutinho Contier | CET – Companhia de Engenharia de Tráfego | 30 |
Clara Moraes de Camargo Silva | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 45 |
Daniel Neves dos Santos | Secretaria Municipal de Educação | 35 |
Danylo Alves de Oliveira | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 55 |
Dennis Cardoso da Cunha | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
DJANILDO PEDRO DE LIMA | Subprefeitura Itaquera | 15 |
Edmundo Aoyama | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 60 |
Eduarda Bueno Ariede | Controladoria Geral do Município | 45 |
Eduardo Alves da Silva | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 25 |
Eliel dos Santos Silva | Secretaria Municipal de Educação | 35 |
Eliseu Esau dos Santos | Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme | 15 |
Evellyn Hermelina Costa | Secretaria Municipal de Gestão | 30 |
Fábio Peres Consolini | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Filipe Pereira Nunes de Carvalho | Procuradoria Geral do Município | 45 |
Flávio Jimenez Verdi de Figueiredo | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Gabriela Maria de Mello Cavalcanti Tenorio | Subprefeitura Vila Mariana | 20 |
Giovanni Herminio Rossi Santos | Fundação Theatro Municipal | 15 |
Guilherme Augusto Monteiro dos Santos | Secretaria Municipal de Assistencia e Desenvolvimento Social | 45 |
Guilherme Noguchi | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Guilherme Silva Tomaz | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Gustavo de Lima dos Santos | Fundação Theatro Municipal | 15 |
Gustavo Mendes de Lima | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 55 |
Heloisa Barreto De Morais Greghi | Secretaria Municipal de Gestão | 30 |
Henrique da Silva Pereira | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 45 |
Huno Molina Rodrigues dos Santos | Procuradoria Geral do Município | 45 |
JOÃO PAULO JUSTINO CHAVES | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 45 |
João Vitor Dias do Nascimento Costa | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 55 |
Jonas Ismar Marcal fonseca | SP Urbanismo | 45 |
José de Arimatéa de Serpa Brandão Sobrinho | Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes | 15 |
Juliette Maria Alfonso Frederico | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 55 |
JURACI PEREIRA SILVA | Secretaria Municipal de Habitação | 65 |
KAMILA ROCHA SOARES | CET – Companhia de Engenharia de Tráfego | 30 |
Kauan da Silva Queiroz | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | 45 |
Lucas Aversa Martins | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Lucas Patrício da Silva | Subprefeitura Ipiranga | 35 |
Lucas Ribeiro da Silva | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | 45 |
Marcelo Antonio Nunes Francesconi | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | 55 |
Marcus Vinicius Serricchio Fontan | Controladoria Geral do Município | 45 |
Matheus Marques Jorge | Secretaria Municipal de Relações Internacionais | 15 |
Matheus Maximiano de Souza | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho | 55 |
Murillo Corvino Rocha | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Murillo Falangola Martins | Secretaria Municipal de Educação | 35 |
Octavio Roberto Braga | Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa | 15 |
PATRICK SPONHARDI LOPES | Secretaria Municipal de Gestão | 55 |
Paulo Guilherme Santos Rezende | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | 60 |
PAULO JULIO ACHOA MELLO | CET – Companhia de Engenharia de Tráfego | 30 |
Paulo Roberto Omuro | CET – Companhia de Engenharia de Tráfego | 30 |
Pedro Guilherme de Oliveira Pereira | Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa | 15 |
Pedro Henrique Rocha | Secretaria Municipal de Relações Internacionais | 15 |
Pedro Henrique Rodrigues Lopes | Subprefeitura Guaianases | 55 |
Priscila Melchichi Tapia | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Rafael da Matta | Secretaria Municipal de Gestão | 30 |
Rafael Neves | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
REINALDO FRANCISCO DOS ANJOS | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 25 |
Ricardo Aparecido Bastos de Oliveira | COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação | 40 |
Ricardo Olivatto | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho | 30 |
Rodolfo Romaioli Ribeiro de Jesus | Secretaria Municipal das Subprefeituras | 25 |
Rodrigo de Carvalho Souza | Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa | 15 |
Roger Luis Sousa Felix | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 45 |
Ryan Santana Costa | Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia (FUNDATEC) | 45 |
Sarah De Oliveira Alcâmtara | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Sheila de Fátima Batista Malta | Controladoria Geral do Município | 45 |
Sueli Aparecida Machado Gaia | Subprefeitura Penha | 40 |
Thyago Athayde Silveira de Oliveira | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Victor Williams Satafusa | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Vítor Augusto Silva Ferragini | Secretaria Municipal de Educação | 35 |
Vítor Capparelli Silveira de Faria | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | 35 |
Vitor Henrique Pereira da Silva Lauton | Subprefeitura Itaquera | 15 |
Vlademir Paulino da Silva | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | 45 |
Wagner Santana Silveira | Secretaria Municipal de Gestão | 55 |
Wendel Perli Feitosa | Secretaria Municipal de Gestão | 30 |
A Alura oferece mais de 1.000 cursos, conheça todos aqui: https://www.alura.com.br/cursos-online-tecnologia
Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.
De olho no tempo e na rotina
O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 01 de novembro a 31 de dezembro de 2023. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.
O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.
Com barulho ou sem barulho?
Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.
Estudar até cansar ou não cansar de estudar?
A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.
O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.
Hábitos saudáveis
Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.
Aproveite bem o conteúdo.
Boa aprendizagem!
Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!
Perguntas frequentes
- 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
- 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
- 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.
A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.
Os períodos de 2023 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro
Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.
É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.
O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.
O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.
O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.
Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 85 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado:
- Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento.
- O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
– Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 15 pontos
– Participou nos últimos 2 Fóruns de Tecnologia – 15 pontos (Penúltimo Fórum – 5 pontos; Último Fórum – 10 pontos)
– Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 25 pontos **
– Posicionado no ranking da Escala de Maturidade – até 45 pontos:
– Série A: 45 pontos
– Série B: 35 pontos
– Série C: 25 pontos
– Série D: 15 pontos
– Série E: 5 pontos
– Série Inexistente: não pontua - Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
- Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
- Ordem de inscrição
** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:
- Ciclo 1: PDSTIC atualizado 2022 (até dezembro)
- Ciclo 2: PDSTIC 2022 atualizado (até janeiro) e PDSTIC 2023 aprovado
- Ciclo 3: PDSTIC 2023 atualizado (até abril)
- Ciclo 4: PDSTIC 2023 atualizado (até maio)
- Ciclo 5: PDSTIC 2023 atualizado (até julho)
- Ciclo 6: PDSTIC 2023 atualizado (até outubro)
OBS: Se após o ranqueamento acima ainda restar vagas disponíveis, elas serão distribuídas de acordo com a data de inscrição do candidato.
Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:
- Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
- Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.
Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.
1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.
Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.
O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.
Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores.
Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.
Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.
Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018
A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.
Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.
Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato
Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br