O que é Ranking da Escala de Maturidade
A Escala de Maturidade é uma ferramenta de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação que tem como objetivo classificar os órgãos e setores da Administração Pública Municipal conforme suas capacidades em tecnologia. Ela também tem a finalidade de mostrar as diferentes realidades do Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação, com a intenção de nortear as ações que deverão ser tomadas para evoluir as áreas de tecnologia e seu importante papel na Prefeitura de São Paulo. As informações que permitem a classificação na escala de maturidade são obtidas por meio do Diagnóstico, dos Planos Setoriais e outros instrumentos de monitoramento, que tornam possíveis ao Órgão Central coletar informações essenciais para compreender o cenário tecnológico dos órgãos.
Confira abaixo o ranking atual dos órgãos setoriais da prefeitura de São Paulo.
Escala de Maturidade em Tecnologia
Última atualização: 2025-06-06 09:30:32
Ranking | Nome do órgão | Série atual | Pontuação |
---|---|---|---|
1 | Secretaria Municipal da Fazenda | Série B | 68 |
2 | Procuradoria Geral do Município | Série C | 61 |
3 | Secretaria Municipal da Saúde | Série C | 59 |
3 | Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento | Série C | 59 |
5 | Secretaria Municipal de Gestão | Série C | 58 |
6 | São Paulo Urbanismo | Série C | 57 |
6 | Secretaria Municipal de Cultura | Série C | 57 |
8 | Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente | Série C | 55 |
9 | São Paulo Obras | Série C | 52 |
10 | Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho | Série C | 49 |
10 | Secretaria Municipal de Segurança Urbana | Série C | 49 |
12 | Hospital do Servidor Publico Municipal | Série D | 56 |
13 | Subprefeitura Vila Prudente | Série D | 50 |
14 | Controladoria Geral do Município | Série D | 48 |
14 | São Paulo Transporte | Série D | 48 |
16 | Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito | Série D | 47 |
17 | Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo | Série D | 46 |
17 | Subprefeitura Jabaquara | Série D | 46 |
19 | Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social | Série D | 44 |
19 | Subprefeitura Penha | Série D | 44 |
19 | Subprefeitura Santana/Tucuruvi | Série D | 44 |
22 | Fundação Paulistana de Tecnologia | Série D | 42 |
22 | Secretaria Municipal das Subprefeituras | Série D | 42 |
24 | Secretaria Municipal de Esportes e Lazer | Série D | 33 |
25 | Secretaria Municipal de Educação | Série E | 52 |
26 | São Paulo Turismo | Série E | 49 |
27 | Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania | Série E | 48 |
28 | Subprefeitura M'Boi Mirim | Série E | 46 |
29 | Instituto de Previdência Municipal | Série E | 45 |
29 | Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia | Série E | 45 |
31 | Subprefeitura Cidade Tiradentes | Série E | 43 |
32 | Subprefeitura Lapa | Série E | 42 |
33 | Secretaria do Governo Municipal | Série E | 41 |
34 | Subprefeitura Ipiranga | Série E | 38 |
35 | Subprefeitura Guaianases | Série E | 37 |
35 | Subprefeitura Vila Mariana | Série E | 37 |
37 | Secretaria Municipal de Habitação | Série E | 36 |
37 | Subprefeitura Campo Limpo | Série E | 36 |
39 | Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha | Série E | 24 |
40 | Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras | Série Inexistente | 46 |
41 | São Paulo Parcerias | Série Inexistente | 44 |
41 | Subprefeitura Sé | Série Inexistente | 44 |
43 | Secretaria Municipal de Justiça | Série Inexistente | 42 |
44 | Fundação Theatro Municipal | Série Inexistente | 40 |
44 | Subprefeitura Capela do Socorro | Série Inexistente | 40 |
44 | Subprefeitura Pirituba | Série Inexistente | 40 |
47 | Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo | Série Inexistente | 39 |
48 | Secretaria Municipal de Relações Internacionais | Série Inexistente | 38 |
49 | Companhia de Engenharia de Tráfego | Série Inexistente | 31 |
50 | Subprefeitura Itaim Paulista | Série Inexistente | 28 |
51 | Subprefeitura Cidade Ademar | Série Inexistente | 26 |
51 | Subprefeitura São Mateus | Série Inexistente | 26 |
53 | Subprefeitura Perus | Série Inexistente | 25 |
53 | Subprefeitura Pinheiros | Série Inexistente | 25 |
53 | Subprefeitura Sapopemba | Série Inexistente | 25 |
56 | Subprefeitura Mooca | Série Inexistente | 24 |
57 | Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa/Carrão | Série Inexistente | 23 |
57 | Subprefeitura Jaçanã/Tremembé | Série Inexistente | 23 |
59 | Subprefeitura Santo Amaro | Série Inexistente | 22 |
60 | Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo | Série Inexistente | 21 |
61 | Subprefeitura Itaquera | Série Inexistente | 20 |
61 | Subprefeitura São Miguel | Série Inexistente | 20 |
63 | Subprefeitura Butantã | Série Inexistente | 19 |
64 | Subprefeitura Parelheiros | Série Inexistente | 17 |
65 | Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme | Série Inexistente | 15 |
66 | Subprefeitura Freguesia/Brasilândia | Série Inexistente | 13 |
67 | Subprefeitura Ermelino Matarazzo | Série Inexistente | 8 |
68 | Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência | Série Inexistente | 7 |
Conquistas
Além das séries e das pontuações, a Escala de Maturidade também possui o seu próprio sistema de MEDALHAS, que visa recompensar os órgãos que melhor se engajarem com PROJETOS e AÇÕES que visem aumentar o seu conhecimento e habilidade em tudo aquilo que tange o universo da tecnologia dentro da Administração Municipal. A avaliação para ganhar as medalhas é feita pelo Órgão Central com base na situação identificada no órgão, mediante solicitação do órgão setorial ou por iniciativa do Órgão Central, sendo que, o resultado final será apresentado no Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação, abaixo temos mais informações de como é realizada a avaliação.
Medalhas
A validade das medalhas “Ouro, Prata e Bronze” são indefinidas, podendo ser revalidadas a qualquer momento mediante solicitação do órgão e avaliação do Órgão Central/ As categorias para obtenção de medalhas também estão sujeitas a alteração, conforme abaixo. |
![]() | Ter pelo menos duas pessoas que possuem certificação nas versões mais atuais dos principais frameworks de mercado (ITIL/COBIT). |
![]() | Ter pelo menos duas pessoas que possuem certificação nos principais frameworks de mercado (ITIL/COBIT). |
![]() | Ter pelo menos duas pessoas que fizeram capacitação formal de certificação nos principais frameworks de mercado (ITIL e/ou COBIT). |
![]() | O catálogo está atualizado e online no Portal de Governança |
![]() | O catálogo está atualizado em uma planilha única de fácil acesso para mais de uma pessoa ou em um sistema centralizado de inventário, sendo de fácil acesso para o Órgão Central em ambos os casos. |
![]() | Tem um catálogo de serviços online oferecidos ao cidadão, contendo no mínimo o nome do serviço, a descrição com sua função principal, o endereço (URL) do serviço, o dono do serviço e a data de entrada em produção. |
![]() | O catálogo está atualizado e online no Portal de Governança. |
![]() | O catálogo está atualizado em uma planilha única de fácil acesso para mais de uma pessoa ou em um sistema centralizado de inventário, sendo de fácil acesso para o Órgão Central em ambos os casos. |
![]() | Tem um catálogo de sistemas, contendo no mínimo o nome do sistema, a descrição com sua função principal, o ambiente (mainframe, web, cliente-servidor, outros), o dono do sistema, o local de hospedagem (site próprio, Prodam, nuvem privada, nuvem pública, outros), a linguagem em que foi desenvolvido e a data de entrada em produção. |
![]() | O órgão contribui para melhorias das orientações técnicas que tratam de aquisição de bens e contratação de serviços de TI elaboradas pelo órgão gestor. Quando necessário, participa da elaboração de ARP utilizadas na Administração Pública Municipal. |
![]() | O órgão elabora termos de referência para aquisição de bens e serviços de TI e utiliza orientações técnicas do órgão gestor como referência. |
![]() | O órgão elabora termos de referência para aquisição de bens e serviços comuns de TI e utiliza orientações técnicas do órgão gestor como referência. |
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Além do exigido da medalha de prata, realiza avaliações periódicas das aplicações existentes, tanto em relação ao alinhamento a processos de negócio, quanto visando esforços de racionalização e consolidação de aplicações. |
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Tem um normativo publicado no Diário Oficial com o processo estruturado (incluindo papéis e responsabilidades) de gerenciamento de aplicações alinhado a algum framework de mercado (ITIL, MOF, ISO 20000, etc.) e implementou esse processo no gerenciamento de ao menos um projeto recente. |
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Tem um normativo publicado no Diário Oficial com o processo estruturado (incluindo papéis e responsabilidades) de gerenciamento de aplicações. |
![]() | Tem um normativo publicado no Diário Oficial com o processo estruturado (incluindo papéis e responsabilidades) de gerenciamento de projetos que se aplique a projetos de TIC alinhado a algum framework de mercado (PMBOK, SCRUM, etc.) e implementou esse processo no gerenciamento de ao menos um projeto recente. |
![]() | Tem um normativo publicado no Diário Oficial com o processo estruturado (incluindo papéis e responsabilidades) de gerenciamento de projetos que se aplique a projetos de TIC. |
![]() | Tem uma área responsável pelo gerenciamento dos projetos de TIC (a área não precisa ser dedicada exclusivamente a gerenciamento de projetos). |
![]() | O órgão implementa um ou mais processos definidos de gestão de inservíveis. |
![]() | O órgão possui um ou mais procedimentos de identificação/localização dos inservíveis e o seu tratamento. |
![]() | O órgão se desfaz dos seus inservíveis de TIC com periodicidade anual. |
![]() | O órgão provisiona automaticamente as solicitações de usuários de acordo com regras definidas e bloqueia/remove em tempo real ou quase real os usuários que se tornam inativos. |
![]() | O órgão implementa diferentes perfis de usuário, provisionando/removendo os privilégios de acordo com regras definidas, mantendo um registro do histórico das alterações. |
![]() | O órgão faz varreduras periódicas (no mínimo anualmente) para bloquear/excluir usuários inativos. |
![]() | O inventário está atualizado e online no Portal de Governança. |
![]() | O inventário está atualizado em uma planilha única de fácil acesso para mais de uma pessoa ou em um sistema centralizado de inventário, sendo de fácil acesso para o Órgão Central em ambos os casos. |
![]() | Tem um inventário, contendo no mínimo o tipo de ativo, o subtipo quando necessário, o ano de aquisição, a garantia e o quantitativo. |
![]() | O inventário está atualizado e online no Portal de Governança |
![]() | O inventário está atualizado em uma planilha única de fácil acesso para mais de uma pessoa ou em um sistema centralizado de inventário, sendo de fácil acesso para o Órgão Central em ambos os casos. |
![]() | Tem um inventário, contendo no mínimo o tipo de ativo, o subtipo quando necessário, o ano de aquisição, a garantia e o quantitativo. |
![]() | O inventário está atualizado e online no Portal de Governança. |
![]() | O inventário está atualizado em uma planilha única de fácil acesso para mais de uma pessoa ou em um sistema centralizado de inventário, sendo de fácil acesso para o Órgão Central em ambos os casos. |
![]() | Tem um inventário, contendo no mínimo o tipo de ativo, o subtipo quando necessário, o ano de aquisição, a garantia e o quantitativo. |
![]() | Além das informações da medalha de prata, ter o mapeamento atualizado dos relacionamentos entre as bases de dados, os sistemas que as alimentam e/ou consultam e os meios de alimentação, inclusive com fontes de dados externas ao órgão e disponibilizar no Portal de Governança. |
![]() | Além das informações da medalha de bronze, ter uma lista atualizada dos tipos de dados (nome da coluna ou equivalente, descrição, tipo do dado (alfanumérico, BLOB etc.)) e disponibilizar no Portal de Governança. |
![]() | Ter uma lista atualizada de todas as bases de dados, com sua identificação (código/descritor), descrição e seu tipo (mainframe (IMS, ADABAS, DB2 e outros), relacional, orientado a objetos, noSQL, grafos, outros). |
![]() | Além do descrito na Medalha de Prata, tem um centro físico de monitoramento, com o acompanhamento em tempo real das conexões, servidores (virtuais ou não), aplicações e ativos de rede, não apenas em termos de disponibilidade, mas também em termos de desempenho, e tendo diversas notificações, incluindo alarmes de pelo menos dois níveis para detecção de situações relevantes e críticas e permitindo identificar a localização provável de problemas de disponibilidade e performance. |
![]() | Utiliza uma ferramenta centralizadora para coletar e consolidar os dados da rede com o uso ou não de sensores e agentes, gerando relatórios e dashboards de monitoramento. |
![]() | Utiliza pelo menos uma ferramenta de administradores de rede, voltadas para diagnóstico ou monitoramento da rede. |
![]() | Além dos requisitos da medalha de prata, o órgão realiza adaptações em seus sistemas disponibilizando termo de consentimento de uso de dados pessoais para o cidadão e cidadã. |
![]() | Além de elaborar o mapeamento dos processos o órgão também elabora o Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais (RIPDP) contemplando todos os processos mapeados na medalha de bronze. |
![]() | O Órgão elabora e atualiza o Mapeamento dos processos que tratam dados pessoais. |
![]() | Tem um normativo publicado no Diário Oficial com a Política de Segurança que esteja alinhada com a ISO 27001 e/ou com a Segurança Centrada em Pessoas |
![]() | Tem um normativo publicado no Diário Oficial com a Política de Segurança para o órgão. |
![]() | Tem um documento formal, mas não oficial, com a Política de Segurança. |
![]() | Tem um sistema único de gestão das solicitações/demandas dos usuários, permitindo gerir todo o fluxo de atendimento e oferecendo uma interface web para que o usuário possa verificar o andamento da sua solicitação. |
![]() | Tem um sistema de registro das solicitações, permitindo no mínimo obter os seguintes dados: data da solicitação, identificação do solicitante, descrição da solicitação, classificação da solicitação em termos de assunto e de prioridade, data do atendimento da solicitação. |
![]() | Tem um e-mail específico e institucional para o suporte. |
Troféus
Os Troféus são conquistas obtidas pelo reconhecimento de boas práticas premiadas ou compartilhadas com outros órgãos ou órgãos externos e são divididos, em ordem crescente de importância em Ametista, Rubi e Diamante. |
Adoção de boa prática por um outro órgão da Prefeitura de São Paulo. | |
Adoção de boa prática por um outro município ou Estado brasileiro. | |
Adoção de boa prática na esfera federal, nacional ou internacional. |
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Participação no desenvolvimento/implantação de uma solução com uso de tecnologia inovadora dentro da PMSP que melhoram a qualidade dos serviços prestados. |
Participação como finalista em concurso de tecnologias inovadoras. |
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Vencer concurso de tecnologias inovadoras. |
Estrelas
E como complemento ao sistema de medalhas estão as ESTRELAS, utilizados para premiar os órgãos por ações bem sucedidas:
Publicação em um site externo à Prefeitura de São Paulo ou apresentação de boa prática em evento da PMSP. | |
![]() | Publicação em periódico nacional ou apresentação de boa prática em evento nacional. |
Publicação em periódico internacional ou apresentação de boa prática em evento internacional. |