A Prefeitura de São Paulo através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia expande rede do Descomplica SP com três novas unidades

Programa passará a ter 14 unidades nas subprefeituras da capital paulista. A SMIT destaca a importância da digitalização desses serviços

Nesta Sexta-feira, 22, o Prefeito Ricardo Nunes e o Secretário da Pasta, o delegado Bruno Lima, inauguraram a 14° unidade do Descomplica SP, na Freguesia do Ó, além do ato de descerramento da placa do Descomplica Digital Sé e Sapopemba. O evento contou com outros nomes importantes e firmou o comprometimento da atual gestão em melhorar os serviços de atendimento à população paulistana.

Em pronunciamento, o Prefeito Ricardo Nunes destacou o alto índice de aprovação do programa e elogiou o Secretário Bruno Lima pelo bom desempenho da pasta:

“A Prefeitura de São Paulo tem trabalhado para aproximar a população do serviço público. Um trabalho para que a gente possa ter um atendimento com agilidade. Hoje o índice de satisfação entre os atendidos é de 99,71%. E a vinda do delegado Bruno Lima com a sua equipe trouxe uma dinâmica muito grande” – enfatizou.

Já o Secretário Bruno Lima agradeceu o Prefeito da cidade e falou sobre o crescimento do programa em 2023, ano que assumiu o cargo da pasta, e as metas para 2024:

“Nós tínhamos 10 unidades, já estamos com 14, e até março vamos zerar a meta de entrega do programa. Só em janeiro, iremos entregar as unidades da Lapa, Vila Mariana, Jaçanã, Cidade Ademar, Perus, Vila Prudente, M’Boi Mirim e Santo Amaro” – comemora.

Até então eram onze unidades distribuídas pelas subprefeituras. A mais recente tinha sido inaugurada no bairro do Ipiranga, este ano. Agora são 14 unidades do Descomplica espalhadas pela capital, e estima-se outras 18 unidades até março de 2024, o que trará mais facilidade para os cidadãos, principalmente para quem mora na região. Para Rosimeire de Assis, moradora do Jardim Maristela, sub-bairro da Freguesia do Ó, era difícil conseguir um bom atendimento, ainda mais que resolvesse a sua solicitação:

“antes, aqui na região, não existia um Descomplica, estava abandonada. O atendimento era péssimo. Agora sim estou feliz. Estou aqui para conseguir pavimentação para a minha rua e a atendente foi super atenciosa” – relata.

O programa tem em média 700 solicitações de atendimento por dia, em quase todas as unidades. Exceto em São Miguel Paulista, que chega a mil solicitações diárias, por ser a unidade mãe e maior entre todas. Já na Freguesia do Ó, a estimativa é de 800 atendimentos por dia, enquanto as unidades Sé e Sapopemba atenderão em média 300 e 150, respectivamente. Claudia dos Santos, Supervisora de Formação e Capacitação em Atendimento do Programa Descomplica SP, informa que a demanda digital fez com que a qualidade no atendimento presencial melhorasse, dando mais conforto ao cidadão na infraestrutura e humanizando mais o atendimento. Ela destaca que o ótimo desempenho de satisfação tem a ver com a capacitação de todos os funcionários, que hoje está na casa de mil, entre palestras, dinâmicas e atividades para desenvolver habilidade de inteligência emocional para um atendimento de excelência.

Entre os serviços mais requisitados estão a inscrição e atualização para benefícios sociais, solicitação do Bilhete Único para idosos, registro e consulta de empregos, além do processo de requisição do seguro-desemprego. Outro serviço importante é a disponibilização do “Totem PoupaTempo” para emissão de segunda via de RG e CNH, por exemplo.
Os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, entre às 8hs e às 17hs.
O início
O projeto-piloto foi desenvolvido na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste e começou em março de 2018. Desde sua abertura, o Descomplica SP já realizou mais de 500 mil atendimentos na Capital, com um índice de satisfação de 99% pelos cidadãos.
A política é o início da concretização da Política de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de São Paulo, que estabelece, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, diretrizes e padrões de excelência nos serviços ofertados pela administração municipal, incluindo aqueles prestados por terceiros ou mesmo por empresas contratadas.

As unidades do Descomplica são: Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Tiradentes, Jabaquara, Penha, Santana/Tucuruvi, São Mateus, São Miguel Paulista, Vila Maria/Vila Guilherme e Ipiranga. Agora: Sé Digital, Sapopemba e Freguesia do Ó.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT