Regras de uso dos cursos à distância da Alura de 2024

A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2019 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.

A Alura oferece mais de 1.400 cursos, conheça todos aqui: https://www.alura.com.br/cursos-online-tecnologia

Regras de Distribuição das Licenças

Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.

É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.

O interesse será registrado através da inscrição, aberta e divulgada a todos os líderes de TI de órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo.

O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.

O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início de cada ciclo de capacitação.

• Cumprir o mínimo de 50 horas em cursos efetivamente concluídos dentro do período do ciclo;
  • A carga horária mínima deve ser alcançada em cursos concluídos dentro das categorias indicadas pelo agente público no momento da inscrição e que tenham relação com seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.

Importante: Caso o agente público não cumpra a carga horária mínima ficará impedido de participar de outras capacitações promovidas pela Prefeitura pelo prazo de 6 meses (previsto na Portaria Conjunta nº 11/SMIT-SG/2018).

Será realizada com base em períodos de inscrições e no levantamento de demandas realizado pelo órgão central (SMIT/CGTIC), de forma a contemplar a maior quantidade possível de servidores/as durante o ano de 2024.

Para cada ciclo as licenças serão distribuídas para os agentes públicos inscritos seguindo os critérios abaixo:

1. O agente público não deve estar impedido segundo critérios da Portaria Conjunta nº 11/SMIT-SG/2018;
  2. O agente público deve descrever claramente a relação entre os cursos que se pretende realizar e as atividades e funções exercidas em seu trabalho;
  3. Limite de 4 vagas por órgão setorial;
  4. Ordem de inscrição (os primeiros inscritos terão preferência em relação aos últimos).

Os ciclos de 2024 serão:

1º Semestre: de 22/01/2024 à 14/07/2024

2º Semestre: de 15/07/2024 à 31/12/2024

Nos termos da Portaria Conjunta nº 11/SMIT-CG/2018, as pessoas que não cumprirem a carga horária mínima estabelecida poderão ficar impedidas de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pela Prefeitura por 6 meses.

A conta do usuário/a na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Todavia, não terá permissão para realizar novos cursos nem acesso ao material didático dos cursos finalizados.

✔ Caso possua dúvida sobre o conteúdo de um curso específico, ou não tenha ficado claro determinado assunto do curso, envie sua dúvida no fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura.

✔ Dúvidas relativas ao uso da plataforma, entrar em contato através do endereço: https://www.alura.com.br/contato

✔ Dúvidas acerca da alocação da licença, bem como critérios e outras dúvidas relacionadas, solicitamos que entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br

✔ Caso sua dúvida não tenha sido solucionada, solicitamos que entre em contato conosco através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br

Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.

De olho no tempo e na rotina

O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (50 horas) dentro do prazo do ciclo de capacitação. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.

O indicado é definir um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.

Com barulho ou sem barulho?

Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.

Estudar até cansar ou não cansar de estudar?

A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.

O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.

Hábitos saudáveis

Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.

Aproveite bem o conteúdo.

Boa aprendizagem!