A Prefeitura de São Paulo em conjunto com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia participa da Expo Favela Innovation 2023

O programa “Vai Tec” selecionará 24 empreendedores de periferia com valor de 45 mil reais para investimento. O Prefeito Ricardo Nunes destaca a importância de impulsionar o mercado afro e periférico

Nos dias 01, 02 e 03 de dezembro a cidade de São Paulo celebrou a edição nacional do Expo Favela Innovation, na Expo Center Norte, zona norte da capital. Entre os convidados, o Prefeito Ricardo Nunes e o Secretário da pasta de Inovação e Tecnologia, o delegado Bruno Lima, marcaram presença na celebração. Workshops, palestras, games, exposições, rodas de negócios, shows e celebração de movimentos musicais como funk e o samba foram os destaques da programação.

A Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) em conjunto com a Secretaria de Cultura foram os organizadores dessa parceria com a Expo Favela. O samba e sua história foi o grande homenageado nessa nova edição, assim com o funk. O Analista de Relações Institucionais da ADE SAMPA, João Melo, explica a forte relação da escolha do tema para o festival:

“Para isso foi pensado no protagonismo da música com a favela. Queríamos contar a história do samba, assim como do funk também… pensamos em oficinais interativas, que contasse essa narrativa com jogo da memória, interação do público com instrumentos do samba e oficinas de beat funk.” – afirma.

Para Celso Athayde, idealizador do evento, levar novidades ao mercado já é a essência da periferia, que sempre soube empreender e reinventar os negócios e as necessidades de seu público, e que falta de capital no investimento para os negócios de empreendedores pretos e periféricos é o grande problema. Segundo dados do IBGE 2021, existe um desfalque na rentabilidade de pessoas pretas, que têm 40% a menos que brancos em rendimento mensal. Pensando em ajudar a promover ações assim, o programa “Vai Tec” da prefeitura de São Paulo – programa de aceleração de startups  voltado para a periferia de São Paulo – com startups na área de tecnologia, lançará edital que selecionará 24 empreendedores que residam nas periferias de São Paulo, em parcerias com outras 24 empresas, com aporte financeiro de R$ 45 mil por empresa, além de seis meses de mentoria e assessoria financeira. O edital tem previsão para janeiro de 2024, mas quem tiver interesse já pode realizar as pré-inscrições. Os vencedores de cada Expo Favela regional também contaram com a aceleração da “Vai Tech” e competiram na edição nacional por um prêmio de R$ 80 mil.

O Prefeito Ricardo Nunes se pronunciou sobre a importância de um evento como esse, e como foi a articulação com a Central Única das Favelas (CUFA), e o relacionamento de longa data. Ele saudou o Presidente da ADE SAMPA, Renan Vieira, o secretário da pasta de Inovação e Tecnologia, o delegado Bruna Lima –  que teve como propósito reforçar os projetos voltados aos cidadões de periferia: ampliação do Wi-Fi, Telecentros e Cine Favela 3D – e o secretário adjunto da pasta de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Armando Júnior, que estiveram no evento e ressaltaram os projetos:
“Nós não estamos só vindo visitar, estamos participando junto da CUFA da Expo Favela durante todo o ano, e as ações que vem surgindo desse evento aqui, como o edital que estamos lançando hoje.” Está aqui todo o nosso stand da prefeitura de São Paulo e todas as nossas ações de políticas públicas das mais diversas áreas.” – explica.

O evento contou com 20 mil inscritos, 33 mil visitantes,  500 expositores e 537 workshops.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT