29º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Planejamento de TIC

29º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Planejamento de TIC

O 29º Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação teve como tema Planejamento de TIC e foi realizado no formato virtual na plataforma Microsoft Teams. O evento contou com a participação dos líderes de TIC dos órgãos setoriais da Prefeitura Municipal de São Paulo e convidados, ao total77 pessoas participaram do fórum.  

O chefe de gabinete, Roger Willians, iniciou o fórum agradecendo a presença de todos os participantes e ressaltou a importância do tema planejamento de TIC e a qualidade necessária para tratar dos assuntos de tecnologia para aprimorar os serviços que a prefeitura oferece para o cidadão. Finalizando, desejou em nome do Secretário Bruno Lima, um bom fórum a todos.  

 

Prosseguindo, a Coordenadora da CGTIC (Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação), Cláudia Ciufatelli Barale, informou a autorização para realização do concurso público para preencher 52 vagas de analista de TIC, que deverá suprir várias necessidades realmente urgentes. A expectativa é que o concurso ocorra em meados do próximo ano. Barale agradeceu a participação de todos e passou a palavra para o analista Rafael Neves, que deu prosseguimento ao fórum apresentando a agenda do dia. 

A primeira apresentação foi realizada pelo Sr. Anderson Cunha, especialista e parceiro Gartner, e teve como tema: “Planejamento nas Corporações em Geral”.  

 

Após uma breve apresentação pessoal e da empresa Gartner, Cunha abordou o tema mais prioritário da tecnologia nos setores, o planejamento estratégico e eficiente para criar planos de ação que conversam com a estratégia de negócios do setor público, estratégia de cidadão, valor, função de cada um nas organizações e todos os mecanismos de atuação do setor público.  

 

Abordou também as melhores práticas de planejamento estratégicos, na construção dos processos, quais as práticas que precisam adotar e quais estão fazendo mais falta dentro do planejamento. Cunha encerrou esse tópico com a frase: “Nada mais eficiente que um servidor público aparelhado com ferramentas e plataforma de última geração. 

 

Um ponto relevante foi a análise do que é importante na hora de definir o direcionamento, como mapear o que o negócio pretende fazer e o que significa sucesso para o negócio.  

Anderson Cunha reforçou a importância de definições estratégicas, de um bom plano estratégico e quem precisa ser envolvido e as questões de governança e os limites para direcionar os esforços no planejamento estratégico. 

A apresentação será enviada aos participantes desse fórum por e-mail.  

 

Em seguida o analista Fabio Peres Consolini apresentou o planejamento de tecnologia na Prefeitura de São Paulo, mostrou os instrumentos de governança que auxiliam o planejamento de TIC. Consolini explicou que o diagnóstico de TIC é solicitado todo início de ano por meio de uma avaliação direcionada para o órgão. Dessa forma o órgão acaba descobrindo o seu próprio cenário e com isso consegue planejar as atualizações ou aquisições necessárias. 

 

Consolini apresentou ainda a ferramenta FATIMA (Ferramenta de Acompanhamento de Tecnologia da Informação e sua Maturidade) e mostrou o passo a passo para elaborar o plano Diretor Setorial de TIC e seus impactos na Escala de Maturidade. Por fim, apresentou brevemente a agenda do planejamento para o ano de 2024.

 

O analista Rafael Neves explicou sobre a licença de capacitação Ead da Alura e sobre a discussão do novo contrato com mais licenças. Neves disse que estão solicitando mais licenças baseados na demanda que é alta, hoje são 85 vagas disponíveis para uma lista que chega a 200 servidores interessados. 

Em seguida foi aberto um espaço para dúvidas e finalizando o fórum, o analista Rafael Neves encerrou agradecendo a participação de todos.

 

Data: 22/11/2023;  

 

Via: Vídeo conferência via Microsoft Teams; 

 

Participantes: Aproximadamente 77 pessoas.  

 

Palestrantes:   

 

Anderson Cunha – (Executive Partner Data & Analytics – Gartner) 

 

Fabio Consolini (SMIT/CGTIC/DEGOV)  

  

 

 

Acesse abaixo o material da apresentação do 29º Fórum Técnico de TIC.

Veja algumas imagens do 29º FTTIC

Saiba mais sobre o Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC

O Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC consiste no conjunto dos responsáveis técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação dos Órgãos Setoriais que compõe o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – SMTIC. Criado através do Decreto 57.653/2017, que dispõe sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – PMGTIC, os líderes dos órgãos participam de encontros periódicos que buscam como principais objetivos:

I – Promover a integração entre responsáveis técnicos em tecnologia da informação dos Órgãos Setoriais;

II – Alinhar as questões relativas à PMGTIC, especialmente quanto aos instrumentos de governança de tecnologia da informação e comunicação;

III – Acelerar a resolução das questões técnicas dos órgãos setoriais, bem como das dúvidas potencialmente comuns a todos, promovendo o aumento de maturidade em tecnologia da informação e comunicação;

IV – Prover o Órgão Central de informações a respeito da materialização das ações da PMGTIC em cada órgão, debatendo seus principais aspectos e implicações;

V – Possibilitar aos Órgãos e Entidades Setoriais, meio para a apresentação de propostas de melhorias nos instrumentos de governança, bem como na implementação da PMGTIC.

Para acessar os últimos fóruns realizados clique aqui .

Topo