O 30º Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação teve como tema a Avaliação da atual Política de Governança de TIC e foi realizado no formato virtual na plataforma Microsoft Teams. O evento contou com a participação dos líderes de TIC dos órgãos setoriais da Prefeitura Municipal de São Paulo e convidados, ao total 78 pessoas participaram do Fórum.
O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, Roger Willians, iniciou o fórum agradecendo a presença de todos e enfatizando a importância do fórum como um espaço essencial para debate e construção colaborativa das diretrizes tecnológicas. Falou ainda, da importância do tema e o impacto das tecnologias sobre a gestão pública, a prestação de serviços e a qualidade de vida dos cidadãos. Ressaltou que a criação da Política de Governança de TIC em 2017 foi um marco para a Prefeitura de São Paulo.
Dando continuidade, o diretor do Departamento de Governança de TIC, Rafael Neves, iniciou apresentando a agenda do dia. Em seguida, aplicou um quiz sobre alguns instrumentos de governança de TIC para avaliar o conhecimento dos participantes de forma descontraída.
Prosseguiu explicando como seria a dinâmica do dia, com a separação dos participantes em seis grupos, mediados por membros da equipe de governança, para avaliar a atual Política de Governança, determinando o que podemos manter, melhorar ou parar e por quê.
A avaliação se baseou em 9 instrumentos/ações (PETIC, PDSTIC, PDGTIC, Diagnóstico, Escala de Maturidade, Fórum virtual, Capacitação, Orientação Técnica e Fórum de Tecnologia) e coletou 222 sugestões que serão analisadas pela equipe.
Foi solicitado ainda que os participantes dessem uma nota, de 1 a 5, para cada instrumento/ação. O PDSTIC teve uma boa avaliação ficando com uma média de 4,88, seguido da capacitação com 4,80 e PETIC com 4,75. Os piores avaliados foram o fórum virtual com 3,77 e a escala de maturidade com 3,87.
Após o tempo de discussão dentro dos grupos, os participantes voltaram para a sala principal para os avisos gerais e encerramento do evento.
Rafael informou que no formulário de avaliação coletaria os interessados em participar das discussões para a atualização da Política de Governança de TIC.
Em seguida, encerrou agradecendo a participação de todos.
Data: 15/08/2024;
Via: Vídeo conferência via Microsoft Teams;
Participantes: Aproximadamente 78 pessoas;
Palestrantes: Rafael Neves (SMIT/CGTIC/DEGOV)
Acesse abaixo o material da apresentação do 30º Fórum Técnico de TIC.
Veja algumas imagens do 30º FTTIC





Saiba mais sobre o Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC
O Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação – FTTIC consiste no conjunto dos responsáveis técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação dos Órgãos Setoriais que compõe o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – SMTIC. Criado através do Decreto 57.653/2017, que dispõe sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – PMGTIC, os líderes dos órgãos participam de encontros periódicos que buscam como principais objetivos:
I – Promover a integração entre responsáveis técnicos em tecnologia da informação dos Órgãos Setoriais;
II – Alinhar as questões relativas à PMGTIC, especialmente quanto aos instrumentos de governança de tecnologia da informação e comunicação;
III – Acelerar a resolução das questões técnicas dos órgãos setoriais, bem como das dúvidas potencialmente comuns a todos, promovendo o aumento de maturidade em tecnologia da informação e comunicação;
IV – Prover o Órgão Central de informações a respeito da materialização das ações da PMGTIC em cada órgão, debatendo seus principais aspectos e implicações;
V – Possibilitar aos Órgãos e Entidades Setoriais, meio para a apresentação de propostas de melhorias nos instrumentos de governança, bem como na implementação da PMGTIC.
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