Prefeitura Digital

O programa Prefeitura Digital atua para melhorar a estrutura tecnológica da Prefeitura de São Paulo, dando prioridade para o atendimento ao cidadão de São Paulo

O principal objetivo do programa é atacar a defasagem de equipamentos e a baixa informatização dos procedimentos internos da Administração Pública Municipal, que causam morosidade à prestação de serviços e dificultam o acolhimento de demandas da cidade.

Idealizado pela Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Secretaria de Inovação e Tecnbologia (SMIT/CGTIC), o programa possui diversas frentes de atuação, ora contando com especialistas em gestão de projetos e de governança de TIC para viabilizar as iniciativas, ora contando com parcerias de outros órgãos e entidades da Prefeitura e empresas.

As ações tem como base as informações dos Diagnósticos e dos Planos Setoriais de Tecnologia, que permitem identificar o quê e onde há demandas de melhorias nos parques tecnológicos. A partir disso, planejou-se diversas ações que impactam diretamente na rotina da gestão interna dos órgãos, desburocratizando processos e trazendo melhorias significativas para o atendimento e resolução de demandas da cidade, como mais agilidade, segurança e eficiência no uso de recursos.

Uma Prefeitura mais conectada com São Palo, mais ágil e proativa em suas ações,  que valoriza o tempo dos cidadãos e cidadãs, simplificando a vida na cidade e pronta pros desafios atuais. Confira abaixo os principais marcos e ações do programa até então (atualização em 13 abr. 2020).

Painel de acompanhamento Prefeitura Digital

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equipamentos distribuídos para toda Prefeitura

Atendendo umas das principais frente do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação – PETIC (2017-2020), a ação de atualização do parque tecnológico da Prefeitura de São Paulo já:

  • 7.338 desktop distribuídos entre 2017 e 2020. Entre eles, 931 desktops (provenientes de aquisições centralizadas ou de doações do segundo setor) entregues para todas as 32 subprefeituras e mais de 20 outros órgãos, e 6.407 computadores desktop só em 2019, distribuídos em 2020 para 55 órgãos municipais (32 subprefeituras e 23 da administração direta), ação centralizada pela Secretaria de Inovação e Tecnologia
  • 436 scanners e 40 multifuncionais (visando acelerar a informatização dos processos internos), adquiridos e distribuídos pela Secretaria de Inovação e Tecnologia para mais de 70 órgãos e entidades da Prefeitura
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subprefeituras com obras finalizadas

A SMIT/CGTIC participou da gestão do processo de modernização da infraestrutura local (rede lógica) das 32 subprefeituras da cidade de São Paulo, agilizando a rotina do acolhimento de demandas do órgão e suas praças de atendimento, trazendo celeridade a prestação de serviços públicos para sua região. As ações incluem:

  • Fornecimento de Link de internet com velocidade de 50 Mbps a 100 Mbps
  • Modernização da Infraestrutura de cabeamento estruturado de rede 

Essas ações trazem grande economia para os cofres públicos, além de impactar diretamente a prestação de serviços nas 5 regiões da cidade de São Paulo.

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Progresso das melhorias da estrutura tecnológica da Educação

Em setembro de 2019, a parceria entre a Secretaria de Inovação e Tecnologia, a empresa de tecnologia da cidade de São Paulo Prodam e a Secretaria de Educação concluiu a modernização das escolas municipais, CEUs (Centor de Educação Unificado) e outros equipamentos de Educação.

  • Entre os itens instalados, estavam equipamentos que melhoram a gestão da rede interna doados pela Cisco, que teve início desde 2017. Agora, proporcionam internet de alta velocidade, infraestrutura de segurança e gestão de conteúdo de rede nas escolas.
  • Nos 46 CEUs (Centro de Educação Unificado), a internet ficou seis vezes mais veloz, subindo de 8MBps para 100MBps

O financiamento dessas melhorias também é feito por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com a Telefônica em 2012.

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equipamentos da SMDHC impactados

Em agosto de 2018, outra parceria firmada visou à modernização em equipamentos e melhoria no link da internet da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, seu Polo da Terceira Idade (em andamento), o Centro de Acolhimento a Imigrantes e a Casa da Mulher Brasileira.

A ação traz agilidade para o atendimento para populações mais vulneráveis da cidade.

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