Bastidores da Tecnologia – Processo Eletrônico

O Processo Eletrônico é um caso de sucesso da Cidade de São Paulo em que inovação e tecnologia foram usados para aumentar a eficiência dos processos administrativos da Prefeitura.

A solução adotada foi o SEI!, já em uso por outros entes públicos. Isso trouxe diversos ganhos: cessão gratuita do sistema, menor incidência de erros em relação ao desenvolvimento de um novo sistema e reaproveitamento de diversas funcionalidades adicionais (como o SEI!++).

Alguns desafios surgiram durante a implantação do projeto. A nova forma de trabalho precisou ser conciliada com as culturas locais já existentes nas diversas áreas administrativas, acostumadas com o uso e fluxos dos processos em papel. Para a mudança dar certo (e deu!), foram fundamentais o apoio da alta gestão, uma boa estratégia de comunicação e a capacitação de servidores e servidoras no uso da ferramenta.

Outro pré-requisito para o sucesso do projeto foi a modernização parcial da infraestrutura dos órgãos e locais de trabalho, por meio da troca de computadores e scanners, e a sustentação da solução por uma arquitetura de recursos e tecnologias adequadas.

Links para as iniciativas citadas no vídeo:

Orientações Técnicas – Diretrizes para aquisições e contratações de tecnologia
Escala de Maturidade em uso de Tecnologia na cidade