USP: Centro de Ondas Milimétricas permite testar e desenvolver tecnologias para 5G

USP: Centro de Ondas Milimétricas permite testar e desenvolver tecnologias para 5G

O Centro de Ondas Milimétricas (Centro mmW) foi inaugurado na Escola Politécnica USP, e equipado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Lá, é possível que empresas e grupos de pesquisa desenvolvam equipamentos, circuitos e dispositivos de telecomunicação que operem em frequências de até 110 gigahertz (GHz).

Essas frequências serão usadas na quinta geração das redes sem fio para celulares, a 5G, que já opera em algumas cidades dos Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Reino Unido, sendo que a previsão para chegar ao Brasil é em 2021. A rede 5G vai permitir transportar grandes quantidades de dados, com uma velocidade até 20 vezes maior do que a 4G atual. 

Na indústria, os impactos serão muito positivos, agilizando os processos. Especialistas estimam que os setores mais beneficiados serão o da saúde e o automobilístico.

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/usp-centro-de-ondas-milimetricas-permite-testar-e-desenvolver-tecnologias-para-5g/

Topo