Bastidores da Tecnologia – Empreenda Fácil

O programa Empreenda Fácil é um caso de sucesso da Prefeitura de São Paulo, usando a inovação e tecnologia para acelerar o processo de licenciamento, registro e abertura de empresas na cidade. Isso trouxe uma melhoria significativa ao ambiente de negócios da capital paulista, ajudando inclusive o Brasil subir em rankings internacionais!

+SAIBA MAIS no portal do programa Empreenda Fácil

A solução adotada envolveu integrar os vários procedimentos que ocorriam em nível federal, estadual e municipal, trazendo diversos ganhos: processo auto declaratório e 100% eletrônico; padronização e melhoria de procedimentos e legislações municipais; o fim de deslocamentos presenciais do empreendedor(a) paulistano(a) pelo território, dando mais tempo para cuidar de seus negócios!

Alguns desafios surgiram durante a implantação do projeto. O novo procedimento precisou conciliar uma série de órgãos públicos, não somente da Prefeitura de São Paulo, exigindo, além do uso da tecnologia, a constituição de uma governança e um fluxo de comunicação contínuo entre as várias partes interessadas. Para a mudança dar certo (e deu!), foram fundamentais o Escritório de Projetos que centralizava as funções de governança do projeto, o apoio constante da alta gestão, o apoio da empresa de tecnologia da cidade de São Paulo Prodam, uma boa estratégia de comunicação e a capacitação de servidores e servidoras dos vários órgãos no uso da ferramenta.

Conheça as iniciativas que ajudam São Paulo  em sua transformação digital:

Siga as redes sociais da Secretaria de Inovação e Tecnologia