Ciência comportamental reforça importância de prevenção contra coronavírus

Há duas semanas, ligando para a central telefônica do SP156, canal de atendimento da Prefeitura de São Paulo ao cidadão, ouve-se mensagens adaptadas com ciência comportamental sobre o combate contra o coronavírus. Esta é uma iniciativa do (011).lab, um dos laboratórios de inovação em governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), que tem estudado meios de reforçar a comunicação com o público sobre o vírus.

Antes, o áudio descrevia medidas para evitar o contágio, como lavar as mãos, tossir cobrindo a boca com o cotovelo e evitar aglomerações. Agora, trabalha com percepção de risco do público, como o fato do vírus ser invisível e de muitas pessoas infectadas estarem assintomáticas, o que reforça a importância da recomendação “fique em casa”.

Mensagem na íntegra: “Você ligou para a Central 156. Estamos todos trabalhando para combater o Coronavírus. O vírus é invisível e pessoas nas ruas podem estar contaminadas mesmo sem sintomas. Uma delas pode ser você. Fique em casa. É seu dever proteger vidas de amigos, familiares e vizinhos. Para agendamento nos CATes de Auxílio Emergencial e Seguro Desemprego, dúvidas sobre o Coronavírus, informações sobre a cidade e serviços municipais durante a crise e sobre doações digite 0 e depois 4. Para outros serviços, continue na linha e escolha a opção desejada. Se quiser ouvir de novo é só digitar 8 a qualquer instante.”

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/noticias/?p=29694