Certificado Digital da Prefeitura de São Paulo

Iniciativa pioneira dá segurança à transação de dados e documentos em meio eletrônico, agiliza processos e inova a gestão da cidade gerando economia de cerca de R$ 360 mil aos cofres públicos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, é o primeiro órgão público do país a tornar-se Autoridade de Registro para a emissão de Certificação Digital de seus servidores. A iniciativa pioneira, viabilizada por meio de acordo de cooperação técnica com a empresa SafeWeb, permite a assinatura de documentos em meio eletrônico com mais agilidade e segurança.

O Certificado Digital é uma ferramenta que permite assinar documentos por meio eletrônico. Na Prefeitura deve ser usado para fins exclusivos da Administração Pública Municipal.

Servidoras e servidores da Prefeitura de São Paulo, das áreas de execução orçamentária, administrativas, chefes de gabinete e quem realiza transações com sistemas externos (governos federal e estadual) serão certificados digitalmente. Cada servidora ou servidor certificado recebe SafeID (uma chave digital na nuvem) associado a login e senha, garante a autenticidade da assinatura com validade jurídica.

A emissão de certificados digitais para servidoras e servidores é gratuita e, com essa ação, a Administração Pública Municipal irá economizar cerca de R$360 mil anualmente, uma vez que não mais será necessária a aquisição externa de certificados digitais.

Etapas para aquisição do Certificado Digital*

*(somente para servidoras e servidores da Prefeitura de São Paulo)

#PraCegoVer #PraTodosVerem

Equivalente textual:
1
SEI – Com a anuência de sua chefia imediata, manifeste interesse no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e, na criação do processo de “Comunicações Administrativas: Ofício”, juntamente com o documento “Formulário de Requisição de Certificação Digital” preenchido para a aquisição do certificado. Submeta para de Certificação Digital a unidade SMIT/CGTIC/AR.

2- Agendamento – Após deferimento do processo “SEI” será encaminhado uma informação no mesmo processo, contendo as informações e o link para o usuário realizar o agendamento.

3- Documentação – Caso o agendamento seja para emissão Presencial, comparecer no local, data e horário agendados com RG e CNH, é importante também levar o celular caso a emissão seja para o tipo A3 SafeID. Para emissões por Videoconferência, será encaminhado no e-mail informado no “Formulário de Requisição de Certificação Digital” um link para acesso ao ambiente de Emissão, é muito importante seguir os passos indicados no anexo (PDF) recebido no ato do agendamento.

4- Certificado – Após realizar os procedimentos de emissão, as informações serão validadas pela Safeweb “Autoridade Certificadora – AC” e em até 24 (vinte e quatro) horas o certificado estará apto para ser utilizado.

5- Utilização – Para utilizar o certificado digital do tipo A3 SafeID, instale o aplicativo “SafeID” no seu celular e o programa “SafeID Desktop” no computador. Para os equipamentos institucionais solicite a instalação para o departamento de TI do seu órgão.
Os aplicativos podem ser baixados em https://safeid.safeweb.com.br/#/
Para a utilização do Certificado Digital tipo A1, é necessário seguir os passos e procedimentos constantes no e-mail recebido após a Emissão desse tipo de Certificado, é importante frisar que o download desse tipo de Certificado é permitido somente uma vez, sendo necessário armazenar o arquivo baixado em segurança para caso seja necessária a instalação em algum outro computador.

Veja todos os passos para a aquisição do Certificado Digital no Manual de Agendamento e Emissão de Certificado Digital.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail certificacaosmit@prefeitura.sp.gov.br

Transparência

Acesse abaixo os documentos de Declaração de Práticas de Certificação (DPC) exigidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI (como órgão que possui a missão de manter e executar as políticas da ICP-Brasil).

A Declaração de Práticas de Certificação (DPC) é um documento periodicamente revisado e republicado, que descreve as práticas e os procedimentos empregados pelas Autoridades Certificadoras (AC) e utilizados pelas suas Autoridades de Registro (AR) vinculadas, na execução de seus serviços.

[+] SAIBA MAIS

O que é certificado digital

Certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica, e garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet. Dessa forma, é possível que servidores e órgãos administrativos (pessoas físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade. A medida também permite que transações da administração pública municipal com pessoas físicas e jurídicas externas sejam realizadas inteiramente em ambientes online

Alguns sites de órgãos governamentais como o da Receita Federal apenas permitem o acesso à sua base de dados com autenticação por meio de um certificado digital. As principais atividades que podem ser seguradas pro um certificado digital são:

Assinatura e envio documentos pela internet
 Realização de transações bancárias
 Envio de declarações
 Login em ambientes virtuais com segurança
 Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos
 Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet