Orientações Técnicas de TIC contribuem para o avanço tecnológico nas subprefeituras de São Paulo

Como parte do programa Prefeitura Digital, continua em andamento a obra de modernização da infraestrutura tecnológica local (rede  lógica) das subprefeituras da cidade de São Paulo. A iniciativa é um resultado do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado em 2012 entre a empresa Vivo, Prefeitura de São Paulo e Ministério Público de São Paulo, visando a regularização das antenas de celulares da cidade.

Com o Programa Prefeitura Digital, já foram distribuídos mais de 7800 equipamentos para toda a prefeitura, sendo que, até agora, 10 subprefeituras já estão com as obras de modernização avançadas. Pensando nisso, com  essas as obras, será possível agilizar a rotina do acolhimento de demandas, tornando mais eficiente a prestação de serviços públicos para cada região.

As ações se baseiam nas informações adquiridas com os Diagnósticos e os Planos Setoriais de Tecnologia realizados anualmente, que permitem identificar o quê e onde há demandas de melhorias nos parques tecnológicos.

As principais iniciativas referentes ao projeto de modernização das Subprefeituras são:

1. Cabeamento estruturado (padrão CAT6A);
  2. Ativos de Rede (Switches tipo L2 e L3);
  3. Rede Corporativa (WiFi padrão AC);
  4. Sistema de Telefonia (VoIP – PABX Híbrido) e aparelhos telefônicos (padrão SIP);
  5. Sala de Servidores – CPD (racks, sistema de climatização, projeto luminotécnico, piso elevado, no-breaks)
  6. instalações elétricas;
  7. Servidor para suíte de gerenciamento e monitoramento de rede;
  8. Fornecimento, instalação e configuração de Firewall;
  9. Suporte e manutenção da infraestrutura entregue;
  10. Treinamento e capacitação para atuação das equipes de informática nas Subprefeituras.

Todas estas mudanças, tal qual as futuras manutenções, foram e podem ser realizadas de forma organizada e padronizada. Desta forma, destacamos as seguintes Orientações Técnicas de TIC 002, 005, 006 e 014, que serviram como base teórica e técnica nas obras de modernização e que podem auxiliar e orientar boas práticas no uso cotidiano da tecnologia:

• OT-002 Interconectividade de Redes
    Em seu conteúdo constam informações a respeito dos tipos de tecnologias de interconectividade, requisitos gerais, diferentes classificações de conexão entre sites, autenticação de usuários e serviços, segurança da informação, recomendações sobre redes Wi-Fi e Iot e plano de respostas a incidentes. (página 27, Volume I das Orientações Técnicas de TIC)
  • OT-005 Padrões de Rede Interna
    Estabelece diretrizes técnicas de padronização e uso de boas práticas de instalação e operação de cabeamento para rede de computadores, hubs, switches, roteadores, equipamentos de comunicação de dados e estações de trabalho conectadas em rede sob o aspecto de organização, gestão, segurança da informação e manutenção. Para tanto, o documento traz informações como tipos de topologia de rede, equipamentos de rede e meio de acesso sem fio (wireless). (página 91, Volume I das Orientações Técnicas de TIC)
  • OT-006 Links de Conectividade de Internet
    Busca orientar a respeito de tecnologias físicas de acesso como fibra óptica, cabeamento metálico e cabeamento sem fio, bem como o dimensionamento de links de internet adequado a quantidade de usuários e aplicações e a estimativa de banda a partir de perfis de usuários. (página 11, Volume II das Orientações Técnicas de TIC)
  • OT-014 Adequações do Espaço Físico de TIC
    Traz direcionamentos para alguns dos espaços físicos relacionados com Tecnologia da Informação considerados mais relevantes por um grupo de trabalho composto por representantes voluntários de vários órgãos setoriais integrantes do Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – SMTIC pensando em melhorar a produtividade dos agentes envolvidos e, consequentemente os resultados alcançados pela organização. (página 63, Volume II das Orientações Técnicas de TIC)

[+] LEIA MAIS SOBRE ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DE TIC

Conheça o instrumento

Com o Decreto 57.653/2017, foi instituída uma nova política e modelo de Governança de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo. Ela ressalta a autonomia dos órgãos e reflete a capacidade das áreas de TI dos diversos órgãos em atuar estrategicamente para uma eficiente prestação de serviço público, fundamentado em um ferramental tecnológico.

Para isso foram instituídas as Orientações Técnicas (OTs), um importante instrumento de governança que visa:

• Auxiliar os órgãos na elaboração de especificações técnicas de soluções de tecnologia da informação e comunicação;
  • Estabelecer padrões técnicos na Administração Pública Municipal;
  • Consolidar práticas e ações aderentes à Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para corresponderem à realidade da Prefeitura como um todo, as OTs são submetidas a uma aprovação do Conselho Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – CMTIC e publicadas no Diário Oficial.