CASP realiza conversa sobre Política de Atendimento para públicos específicos

No dia 22, a Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP) da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) iniciou um ciclo de videoconferências sobre o atendimento a públicos específicos na cidade de São Paulo, tendo como tema da edição Imigrantes e População em Situação de Rua discutido por dois integrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

De acordo com Vinicius Duque, coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da SMDHC, há três desafios que podem ser oportunidades de qualificar o atendimento: idioma, entendimento dos serviços possíveis para imigrantes e documentação. Indicou que existem diversos documentos que devem ser aceitos em equipamentos públicos para prestação de serviços a imigrantes, como o Registro Nacional Migratório ou o Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio, entre outros, descritos na Política Municipal para População de Imigrantes. Recomendou também o contato com o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), que oferece apoio especializado e multilíngue para imigrantes, com foco em orientações sobre regularização migratória e acesso a direitos sociais, e mais serviços.

Mediada por Brauner Cruz, assessor da Política de Atendimento na CASP, a conversa também tratou de políticas públicas e tirou dúvidas sobre ações voltadas à população em situação de rua na cidade de São Paulo. Giulia Pereira, coordenadora de Políticas para a População em Situação de Rua da pasta de Direitos Humanos, elencou alguns pontos no atendimento ao segmento em função da pandemia: além da ampliação de vagas em centros de acolhida da Prefeitura, deve-se criar esforços para não fragilizar ainda mais a pessoa atendida, e manter a pessoa informada caso haja necessidade de agendamento de serviços.

A transmissão foi online e aconteceu no Facebook da SMIT. Acesse a conversa na íntegra clicando aqui.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/noticias/?p=301011