O portal único gov.br completa um ano, tendo unificado os canais digitais do Governo Federal e simplificado o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e informações. Atualmente, dos 3.655 serviços no portal, 59% são digitais, ou seja, podem ser feitos sem sair de casa. Além disso, 45 sites de governo já migraram para o portal único. Os números mostram que aumento no atendimento digital. Em janeiro, eram 4,6 milhões de acessos de diferentes pessoas. Em junho, já eram 12,1 milhões de usuários.
A meta é que, até o final deste ano, os principais sites do Governo Federal estejam integrados, tornando o gov.br a entrada única para as páginas institucionais da Administração Federal. Com a centralização de cerca de 1,6 mil sites, a economia estimada é de R$ 100 milhões ao ano, com custos de manutenção e desenvolvimento.
Atualmente, o cidadão só precisa memorizar apenas um login e uma senha para acessar uma diversidade de serviços públicos pela internet. Com a facilidade do login único, o número de pessoas cadastradas na ferramenta já ultrapassou a marca de 70 milhões de usuários. Isso corresponde a aproximadamente um terço da população brasileira.
Topo