IdeiaGov estimula a inovação de empresas por meio de demandas governamentais

IdeiaGov estimula a inovação de empresas por meio de demandas governamentais

O Governo de São Paulo lançou em junho o programa de inovação IdeiaGov, com o objetivo de utilizar soluções trazidas pelo mercado e pela sociedade para desafios do poder público estadual, de modo a oferecer melhores serviços para o cidadão e mais eficiência na gestão pública.

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o programa atua em três frentes de ação. Uma delas é como espaço de encontro entre diversos atores do ecossistema de empreendedorismo de impacto e do sistema de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. A segunda, por meio da aceleração de negócios que resolvam problemas de interesse público e complementem o trabalho da gestão. E a terceira, com desafios criados a partir de demandas de órgãos do Governo do Estado que potencializam a relação e a contratação de soluções inovadoras.

O Impact Hub – organização brasileira conectada a uma rede global de empreendedores, com o propósito de desenvolver soluções e negócios de transformação – foi escolhido para operacionalizar o programa. Além disso,  possui o apoio de diversas organizações com atuação nas áreas de geração de negócios, a partir de ciência e tecnologia, inovação em governo e tecnologias sociais, como a Wylinka e o Instituto Tellus.

O primeiro programa-piloto do IdeiaGov é direcionado a identificar novas tecnologias e soluções inovadoras com potencial para combater e minimizar os impactos do novo coronavírus (SARS-CoV-2) na saúde da população. É dividido em duas modalidades: “Desafios do Governo”, para encontrar soluções inovadoras de empresas e organizações de pesquisas para desafios concretos voltados ao enfrentamento do coronavírus no cenário atual; e “Ofertas tecnológicas do mercado”, um canal de entrada para receber propostas de tecnologias relacionadas ao combate da COVID-19.

As empresas terão acesso às equipes técnicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), além de infraestrutura laboratorial e de equipamentos especializados para orientação, apoio na execução de provas de conceito, casos de uso real, testes-piloto e troca de informações técnicas.

No fim do ciclo de ambas as modalidades, as soluções validadas poderão ter acesso a linhas de financiamento e/ou contratação de suas soluções por órgãos públicos. As inscrições das propostas para o primeiro desafio podem ser feitas até hoje, segunda-feira (10) pelo site do programa.

O novo edital do IdeiaGov busca identificar soluções tecnológicas e inovadoras que permitam o monitoramento dos sinais vitais e/ou operação remota de medicação de pacientes internados. As inscrições das propostas podem ser feitas até o dia 12 de agosto, também pelo site do programa.

As propostas serão analisadas por um grupo de especialistas, composto por representantes de órgãos do Governo interessados em comprar ou implementar as soluções selecionadas, além de considerar os critérios específicos de cada um dos editais.

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/ideiagov-estimula-a-inovacao-de-empresas-por-meio-de-demandas-governamentais/

Topo