Planos tecnológicos propõem ações de melhoramento genético e plantios mistos na cadeia florestal

Planos tecnológicos propõem ações de melhoramento genético e plantios mistos na cadeia florestal

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apresentou no dia 25 de novembro dois Planos de Ação Tecnológica para silvicultura e melhoramento genético de espécies nativas e silvicultura com plantios mistos para restauração. A temática integra o circuito de webinários “Contribuição de tecnologias de baixo carbono para o desenvolvimento sustentável”, realizados até dezembro deste ano para detalhar 12 planos que consideram tecnologias prioritárias para desenvolvimento e difusão no país até 2030.

Segundo o diretor do Departamento de Ciências da Natureza (DECIN) do MCTI, Savio Raeder, o Regenera Brasil abrange três projetos-pilotos em parceria com unidades de pesquisa vinculadas ao MCTI: dois na Amazônia, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); e um na Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). 

Melhoramento genético de espécies nativas – A silvicultura de nativas, embora possua ciclos de produção relativamente longos, possui inúmeros benefícios econômicos, sociais e ambientais, principalmente quando são considerados os usos múltiplos das florestas plantadas, como, por exemplo, a conservação do solo, da água e da fauna.

O plano aborda sete ações para contornar os desafios tecnológicos. Uma delas busca avaliar as propriedades tecnológicas e o grau de aceitação de mercado da madeira juvenil, ou seja, como madeiras plantadas podem ser aproveitadas para usos industrial e comercial reduzindo possíveis riscos econômicos.

Próximos eventos

O ciclo de webinários é organizado pelo projeto “Avaliação das Necessidades Tecnológicas para Implementação de Planos de Ação Climática no Brasil (TNA_BRAZIL)”, coordenado pelo MCTI e que conta com financiamento do Green Climate Fund (GCF). O GCF é um mecanismo financeiro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) que se destina a canalizar financiamento climático para os países em desenvolvimento para apoiar atividades que permitam atingir os objetivos do Acordo de Paris.

Os webinários são realizados sempre às quartas-feiras, com início às 14h, e terão a participação de representantes do governo, setor privado, agências nacionais de financiamento, institutos e centros de pesquisa e associações setoriais. Conheça os temas dos próximos eventos:

09 de dezembro – Desenvolvimento de base tecnológica nos setores da agropecuária e florestas: melhoramento genético na pecuária bovina de corte e monitoramento por satélite

16 de dezembro – Tecnologias geradoras de emprego e renda no meio rural: aproveitamento energético de resíduos agrícolas e fogões solares

Confira a programação completa aqui.

Fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2020/11/planos-tecnologicos-propoem-acoes-de-melhoramento-genetico-e-plantios-mistos-na-cadeia-florestal

Topo