Plataforma desenvolvida pelo INPE/MCTI permite acessar projeções de mudança do clima para todo o Brasil

Plataforma desenvolvida pelo INPE/MCTI permite acessar projeções de mudança do clima para todo o Brasil

O Brasil conta com uma plataforma online em que é possível visualizar cenários de mudança do clima para todo o território nacional. O portal Projeções Climáticas foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa conta com o suporte do projeto de cooperação internacional Quarta Comunicação Nacional e Relatórios de Atualização Bienal do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).

A ferramenta foi construída para disponibilizar de maneira acessível projeções climáticas, derivadas de modelos globais e regionais. Por meio da plataforma é possível visualizar o aumento de temperatura, a redução ou aumento de chuvas, a variação no número de dias quentes consecutivos, entre outros aspectos relacionados à mudança do clima. As consultas podem ser realizadas por meio da seleção de filtros que envolvem cenários projetados por horizonte temporal, para os próximos anos ou décadas, ou cenários por nível de aquecimento, ou seja, o que deve ocorrer em determinada região se a temperatura média global aumentar 1,5 ºC, 2 ºC ou 4ºC.

Os dados disponíveis podem ser extraídos por meio de download de dados brutos, que necessitam de análise e interpretação de especialistas, e também podem ser visualizados em mapas interativos. Essas possiblidades foram pensadas para atender às demandas de dois perfis de público: um mais técnico, como pesquisadores do assunto que buscam dados muito específicos, mas também permitir acesso intuitivo a não técnicos.

Fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2020/11/plataforma-desenvolvida-pelo-inpe-mcti-permite-acessar-projecoes-de-mudanca-do-clima-para-todo-o-brasil

Topo