Três escolas municipais da cidade de São Paulo ficaram entre as 50 premiadas na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola. Mesmo em meio à pandemia da covid-19, estudantes e professores toparam participar da Jornada Criativa para o desenvolvimento de planos de ação transformadores, tiveram bons resultados e agora receberão o prêmio de 2 mil reais para que possam coloca-los em prática.
Todas as unidades escolares vencedoras estão situadas na região Leste de São Paulo. Duas escolheram trabalhar com a temática da Qualidade de Vida. Foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes, no bairro Parque São Lucas, que desenvolveu o projeto “Sonhe, acredite e realize!”, que visa conscientizar um maior número de pessoas sobre o que é depressão e ampliar a rede de apoio, por meio de redes sociais e outras ações off-line, e a EMEF Henrique Souza Filho “Henfil”, da Cidade Tiradentes, com plano “Redução de Desigualdade”, que objetiva alcançar os moradores mais frágeis da redondeza da escola, tendo em vista as discriminações devido a classe social e raça. Já os estudantes da EMEF Paulo Duarte, em Sapopemba, escolheram a categoria Igualdade e desenvolveram o projeto “Vozes Femininas: Não se cale!”, uma campanha de combate à violência contra as mulheres através da elaboração de conteúdos digitais.
Os planos de ação premiados que têm como principais objetivos a melhoria das relações interpessoais, do bem-estar da comunidade e da saúde mental, promovendo práticas de cuidado e autoestima. Além do prêmio, os estudantes e educadores selecionados se tornarão embaixadores e embaixadoras do Criativos da Escola.
A cerimônia de divulgação dos vencedores foi transmitida pelo canal YouTube da Criativos da Escola na tarde do dia 10 de dezembro. É possível assistir a íntegra do evento de premiação CRIAR NA ESCOLA: QUE MUNDOS SONHAM OS ESTUDANTES?
O Desafio Criativos da Escola faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países. O desafio encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.
Topo