Documento de identificação animal ganha versão eletrônica.

Documento de identificação animal ganha versão eletrônica.

Registro Geral do Animal  eletrônico está disponível pelo Portal SP156

A digitalização dos serviços ganha cada vez mais espaço na cidade de São Paulo, simplificando a vida do cidadão paulistano. A partir do dia 15 de novembro está disponível o Registro Geral do Animal (RGA), na versão eletrônica, uma espécie de carteira de identidade para bichos de estimação, que poderá ser solicitada pelo Portal SP156. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), contou com a parceria Prodam e Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) para viabilizar o projeto.

O RGA é um documento obrigatório por lei na capital desde 2001. O animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira. O serviço gratuito é oferecido pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), que emite o documento – timbrado e numerado – para cães e gatos com idade superior a três meses. Além dos dados do animal, apresenta as informações sobre o tutor.

O RGA eletrônico, além de moderno, é mais um incentivo à identificação dos animais do município. “É fundamental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou roubados puderam reencontrar suas famílias porque estavam com a plaqueta de identificação presa na coleira”, pontuou Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

Reconhecida como uma das cidades amiga dos animais pelas melhores práticas no manejo humanitário de cães e gatos, a cidade de São Paulo busca fortalecer a política pública de proteção animal para atender às demandas da população e facilitar o acesso a elas. “Estamos numa cidade que gosta e cuida dos seus animais. É necessário manter um olhar especial com todos, como fazem entidades que ajudam na proteção aos animais, como, por exemplo, a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), com 126 anos de existência”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Serviço

Documentos necessários: RG e CPF do tutor, comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias), foto do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

O serviço é gratuito.

A solicitação pode ser feita on-line por meio do Portal SP156.

Se for feita de forma presencial, é necessário agendar horário em uma das 17 praças de atendimento municipais. Mais informações pelo telefone 156.

Fonte: https://portal.prodam.sp.gov.br/noticia/documento-de-identificacao-animal-ganha-versao-eletronica

Topo