22º Fórum de Tecnologia: Governança de Dados

A 22º edição do evento da prefeitura de São Paulo desta vez teve como tema a Introdução a Governança de Dados

Data: 30/03/2022 às 10h
Local: Videoconferência via Microsoft Teams
Participantes: 77 pessoas

A 22ª edição do Fórum de Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação iniciou as 10h com um espaço para recepção e orientações sobre a organização do evento. Em seguida a abertura foi realizada pelo Sr. Filipe Carvalho, Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação que apresentou o Sr. Pedro Moura, palestrante e instrutor da Alura com o tema Introdução à Governança de Dados.

Em seguida, a equipe de Governança apresentou diversas informações sobre o Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (SMTIC) geradas através da coleta de dados nos instrumentos de governança. O Sr. Fabio Consolini apresentou informações sobre o Diagnóstico de TIC 2022, o Sr. Ricardo Olivatto mostrou o painel de acompanhamento dos Planos Diretores Setoriais de TIC 2022 e por fim a Sra. Caroline Souza mostrou o dashboard de acompanhamento das capacitações fornecidas aos servidores de tecnologia. Todos salientaram que tais informações estão disponíveis na seção de governança do portal de tecnologia da prefeitura. Em cada apresentação houve espaço para um debate com os participantes do evento.

O Sr. André Tomiatto, Coordenador da Coordenadoria de Transformação Digital da SMIT apresentou com detalhes o Decreto Municipal 60.663/2020 que, entre outras ações, criou o Comitê Central de Governança de Dados. A apresentação completa está disponível ao final desta notícia.

Por fim, o Sr. Rafael Neves, Diretor do Departamento de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação apresentou alguns informes sobre a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (PMGTIC), com destaque ao levantamento de interesses para uma possível Ata de Registro de Preços de soluções de Business Inteligence e um levantamento mais amplo das necessidades dos órgãos setoriais da PMGTIC.

O 22º Fórum Técnico teve duração de cerca de 3h e contou com a presença de 77 pessoas e ao final foi mencionado que a atual Política de Governança instituída pelo Decreto Municipal 57.653/2017 completará 5 anos na próxima semana.

Não conseguiu comparecer? Clique abaixo para acessar o conteúdo da apresentação e a página sobre Governança.

Veja algumas imagens do 22º FTTIC