5 anos da Política Municipal de Governança de TIC

5 anos da Política Municipal de Governança de TIC

Completando 5 anos de vigência, a PMGTIC proporcionou o avanço no uso da tecnologia em diversas áreas na Prefeitura de São Paulo.

Quinta-feira (07 de abril de 2022) a Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (PMGTIC) instituída pelo Decreto Nº 57.653 de 7 de abril de 2017, completa 5 anos. Criada com o intuito de permitir que, por meio de orientações, capacitações, contratações estratégicas e centralizadas, padrões e normas eleve a maturidade no uso da tecnologia e o alinhamento estratégico entre as áreas que atuam com tecnologia da informação e comunicação da Prefeitura de São Paulo, otimizando o uso dos recursos e melhorando os serviços prestados à população.

Confira os avanços alcançados na prefeitura no período com a aplicação dos instrumentos de governança:

Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e ComunicaçãoConsolidação do Plano Estratégico de TIC (PETIC 2017 – 2020),  que foi criado como um dos instrumentos norteadores na elaboração do orçamento a partir de 2020 dos órgãos da Prefeitura e uma das iniciativas finalistas do Premia Sampa 2019, na categoria de “inovação em processos internos“. Também foi elaborada a segunda edição, PETIC 2021-2024, visando contemplar a Administração Pública Municipal como um todo, com objetivos e metas anuais a serem alcançadas. [+SAIBA MAIS]

Escala de Maturidade em tecnologia que tem como objetivo classificar os órgãos e setores da Administração Pública Municipal conforme suas capacidades em tecnologia. Com a finalidade de mostrar as diferentes realidades do Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação, norteando as ações que deverão ser tomadas para evoluir as áreas de tecnologia. A classificação na escala de maturidade é obtida por meio do Diagnóstico de TIC, dos Planos Diretores Setoriais e outros instrumentos de monitoramento. [+SAIBA MAIS]

Conselho Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (CMTIC) que é o órgão colegiado deliberativo do SMTIC com a competência de aprovar o Plano Estratégico de TIC, relatórios semestrais e as Orientações Técnicas de TIC. Sua composição é:

  • Assentos fixos: SMIT, SGM, SEGES, SF e SMPED;
  •  Assento rotativo constituído por Órgãos Setoriais (SME, SMS, SMUL, SMT) escolhidos de acordo com a pauta proposta;
  •  um integrador estratégico (PRODAM). Com o papel de aplicar e acompanhar os Planos Estratégicos, Orientações Técnicas, Relatórios Semestrais, entre outros. 

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Programa Permanente de Capacitação em Tecnologia (lançado em junho de 2018) para capacitação de servidores em tecnologia. De 2018 a 2020 foram ofertadas cerca de 985 vagas em cursos presenciais e, até 2021, 1355 licenças para acesso a plataforma de Ensino à Distância relacionado a tecnologia com mais de 5.800 cursos concluídos.  [+SAIBA MAIS]

Publicação e manutenção de 17 Orientações Técnicas desde 2017. As OTs são normativos que consolidam boas práticas e estabelecem padrões que auxiliam os órgãos na aquisição e implantação de soluções de tecnologia da informação e comunicação. Iniciativa finalista do Premia Sampa 2020, também na categoria de “inovação em processos internos“.  [+SAIBA MAIS]

Organização de 22 encontros do Fóruns Técnicos de Tecnologia da Informação e Comunicação (FTTIC) O evento reúne lideranças das áreas de tecnologia da Prefeitura para compartilhamento de experiências e discussão de desafios comuns, encurtando o caminho para a resolução dos problemas. O 22º Fórum de Tecnologia  ocorreu em 30/03/2022 pela plataforma Microsoft Teams e contou com a participação de 77 pessoas, tendo como pauta a governança de dados.  [+SAIBA MAIS]

Criação e continuidade do programa Prefeitura Digitalcujo principal objetivo é atacar a defasagem de equipamentos e de estrutura tecnológica das setoriais da Administração Pública Municipal que lidam diretamente com o atendimento ao cidadão. Com base nas informações dos Diagnósticos de TIC e dos Planos Setoriais de Tecnologia, que permitem identificar o quê e onde existem demandas de melhorias nos parques tecnológicos. Seu painel de acompanhamento digital hoje conta como:

  • 7.338 desktop distribuídos entre 2017 e 2022. 
  • 32 subprefeituras com infraestrutura de rede renovadas
  • 100% de progresso das melhorias das estruturas tecnológicas da educação 
  • 3 equipamentos da CMDH impactados 

Para mais informações, acesse [+SAIBA MAIS]

Próximos passos

Nosso objetivo é tornar a prefeitura de São Paulo referência no uso e gestão dos recursos tecnológicos, promovendo melhoria nos serviços prestados para o cidadão e cidadãs. Visando, então, daqui pra frente:

Disponibilizar ARPs de produtos e serviços de TIC de acordo com a demanda levantada a partir dos órgãos da administração pública.

Ampliação do Programa Wifi Livre SP.

Elaborar e disponibilizar um pacote de soluções tecnológicas para serem implementadas pelos órgãos da administração pública, facilitando o dia a dia de sua operação de TIC.

Planejar e executar a busca ativa de órgãos setoriais com baixa maturidade em TIC, indicando-lhes ações a serem tomadas para a alavancagem de sua maturidade.

Evoluir o atual Programa de Capacitação Permanente, mapeando demandas de conhecimento em potencial, com foco na evolução tecnológica e melhora na prestação de serviços.

Desenvolver a capacidade em estruturar e implantar projetos de grande impacto a partir de demandas com escopo indefinido ou pouco definido.

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