Três projetos da Prefeitura de São Paulo executados pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) conquistaram o prêmio InovaCidade 2022, reconhecimento do Instituto Smart City Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Foram 96 projetos inscritos, 24 foram premiados entre eles os três projetos da SMIT:
Em sua 9ª edição, a premiação reconhece a importância de projetos que tenham causado impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou Entidades da Sociedade Civil.
Os projetos selecionados serão premiados durante a Abertura Oficial do Smart City Business Brazil Congress 2022, no dia 24 de maio de 2022.
Benefícios para os premiados
Mais informações clicando aqui.
Sobre os projetos da Prefeitura de São Paulo que foram premiados
1) Programa de Ciências Comportamentais – Laboratório de Inovação em Governo (011).lab
O Programa de Ciências Comportamentais tem o objetivo de promover melhorias nos serviços municipais com base em evidências a partir de estudos empíricos sobre como as pessoas tomam decisões e testes controlados de soluções piloto.
Vinculado à macro-agenda de Desenhar e Melhorar Serviços Públicos do (011).lab, o Programa tem como principal iniciativa a aplicação de princípios da economia comportamental nos serviços públicos. Para isso, são desenhadas intervenções simples, baratas, escaláveis, que levam em conta os motivadores de comportamento existentes no contexto da política ou serviço que se está estudando. O Programa atua da seguinte forma:
O Programa incide tanto em serviços e ações destinados aos(às) cidadãos(ãs) quanto destinados aos(às) servidores(as) da Prefeitura de São Paulo.
Um dos projetos já finalizados pelo Programa foi a redução da inadimplência do IPTU por meio da modificação do comunicado de notificação prévia à entrada ao Cadastro Informativo Municipal (CADIN). Com base na investigação de barreiras comportamentais foram desenhados protótipos de novas versões do comunicado, que foram então enviados de forma aleatória aos contribuintes. O objetivo foi investigar qual a formatação e redação do comunicado, baseada em um princípio compor-tamental, traria um maior aumento no pagamento das dívidas em atraso.
Após a realização dos testes, foi feita uma análise de qual poderia ser o aumento de arrecadação se a carta reformulada fosse implementada como padrão pela Secretaria. Se a porcentagem de contribuintes que paga suas dívidas em atraso subir 4,1 pontos percentuais (efeito da carta com melhor resultado nos testes), esperando-se um acréscimo de arrecadação da ordem de R$ 60 milhões para a Prefeitura.
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui ou aqui.
2) Empreenda Fácil – Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
O programa Empreenda Fácil simplifica o processo de abertura, licenciamento, regularização e baixa de empresas. Lançado em maio de 2017, permite o licenciamento de empresas de baixo risco com média de 2 dias, reduzindo a burocracia para a abertura de novos empreendimentos na cidade. O processo anterior levava mais de 100 dias e exigia a peregrinação entre órgãos municipais, estaduais e federais, agora reunidos em uma mesma plataforma. O novo sistema registrou mais de 360 mil ações de abertura, regularização ou baixa de empresas até 2021. Os negócios de baixo risco representam 80% da atividade econômica da cidade, mas o programa também beneficia a abertura de empresas de alto risco, de filiais e a regula-rização de empreendimentos, que também tiveram seus processos simplificados.
O Empreenda Fácil apresenta inovações em relação ao processo anterior, tais como: Interações entre os sistemas dos diferentes órgãos por intermédio de webservices; Caráter auto declaratório: para pessoas jurídicas classificadas como de baixo risco, a análise documental é dispensada e substituída por declarações fornecidas pelo empreendedor; Análise de viabilidade obrigatória e prévia à constituição da pessoa jurídica; O sistema foi desenvolvido de modo a refletir um fluxo contínuo e autoexplicativo, com comunicação fácil e clara para o empreendedor em todas as etapas do processo de legalização da empresa; Serviço de suporte técnico on-line pelos canais de atendimento do portal SP156, não onerando as Praças de Atendimentos dos órgãos municipais; Desbloqueio eletrônico e automático do CCM, sem a necessidade de deslocamento presencial; Reaproveitamento de todas as informações prestadas pelo cidadão ao longo do processo, conferindo celeridade às aprovações dos diferentes órgãos.
3) MEI Nota Fácil, aplicativo móvel da Nota Paulistana – PRODAM e (011).lab
O aplicativo MEI Nota Fácil foi desenvolvido para atender a demanda de emissão de notas de forma simplificada, buscando aumentar a formalização dos serviços prestados para esse tipo de contribuinte.
É possível realizar o cadastro inicial no Sistema da NFS-e de forma simples, por meio de um fluxo guiado. Funcionalidades:
No momento está disponível para download a versão beta do aplicativo na playstore apenas.
Mas a PRODAM já está trabalhando em um conjunto de pequenas melhorias nas funcionalidades já implementadas e também na compatibilização do aplicativo para IoS e irá disponibilizar a versão definitiva nos próximos meses.
O AppMEI teve o processo de autenticação dos contribuintes implementado utilizando o protocolo de autorização OAuth. Inovador na Prodam, o OAuth trabalha com tokens na troca de requisições e oferece segurança e estabilidade, sendo atualmente utilizados por diversas aplicações de mercado, inclusive internet bankings.
Lançado em outubro de 2021, conta com mais de 15 mil dispositivos ativos e nota média de 4.8 na PlayStore, com 87% dos usuários avaliaram o aplicativo com 5 estrelas. Já são:
Já o Portal MEI atingiu a marca de 207 mil usuários ao longo de 2021.
Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia — Rua Libero Badaró, 425 Centro — São Paulo-SP
CEP: 01002-020
Topo
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_TBRCVLQDNK | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. |
_gat_gtag_UA_96027389_4 | 1 minute | Set by Google to distinguish users. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_bit | 5 months 27 days | No description available. |
WFESessionId | session | No description available. |