3º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2022

3º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2022

Já está disponível a lista de contemplados para o 3º Ciclo de uso dos cursos à distância da Alura de 2022.

A Alura é uma plataforma online de cursos de tecnologia que, em parceria com a Prefeitura, vem desde 2018 fornecendo cursos à distância para os servidores. Esta iniciativa faz parte do Programa Permanente de Capacitação que busca fomentar o desenvolvimento profissional dos servidores municipais das áreas de tecnologia.

O período de uso de licenças desse ciclo será de 02/05/22 a 29/06/22.

Confira abaixo a lista de contemplados!

Lista de contemplados

Nome completo Setorial Pontos pela governança
Icaro da Silva Prates Secretaria Executiva de Gestão 70
Danilo da Silva Maciel de Lima Secretaria Executiva de Gestão 70
SERGIO RICARDO SOUZA CORRÊA Secretaria Executiva de Gestão 70
DANILO RAPHAEL CHIARETTO Secretaria Executiva de Gestão 70
ÁLVARO VERNILLI FIORIN Secretaria Municipal da Saúde 55
alex sandro assis da silva Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 55
ELISABETH APARECIDA DOS SANTOS Secretaria Municipal da Saúde 55
Jonathan Steklain do Rosario Secretaria Municipal da Saúde 55
Orlando Cabral do Nascimento Junior Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 55
Juliana Oliveira de Carvalho Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 55
Bruno Rodrigues de Souza Secretaria Municipal da Saúde 55
CHEILA SOUZA SODRE Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 55
Suzana Claro Perobelli Secretaria Municipal da Saúde 55
Bruno Luiz Vieira Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento 55
TIENES DE MOURA JUNIOR Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 45
Henrique Neves Cavichioli Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 45
SADAE BEPPU Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 45
Luan Luiz Teixeira da Silva Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 45
João Gabriel Nogueira Nobre Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia (FUNDATEC) 45
Atalla Said Said Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social 45
João Pedro de Souza Alves de Paula Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia (FUNDATEC) 45
Daniel Neves dos Santos Procuradoria Geral do Município 40
Celso da Silva Procuradoria Geral do Município 40
Vítor Capparelli Silveira de Faria Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Guilherme Augusto Monteiro dos Santos Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Loyd Hiroki Kozawa Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
IZAAC DE OLIVEIRA BATISTA Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Felipe Fernandes Camodeca Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Alvaro Henrique Walder de Mello Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Bruno Azuma Balzano Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Fábio Peres Consolini Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Guilherme Silva Tomaz Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Murillo Corvino Rocha Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Lucas Aversa Martins Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Andrew Solera Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Tiene Santos Mota Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Marianna Gabrielli Gelli Quattrini Alves Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
André Tomiatto de Oliveira Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Tabata Sousa da Luz Ribeiro Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Maria Luisa Lima Teixeira Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Marcos Rondini Gussoni Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Kaique Souza Costa Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Eduardo Gomes Azoia Neto Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Thyago Athayde Silveira de Oliveira Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Isabelly Aparecida Teles Santos Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Isabela Nascimento de Lima Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Gustavo Gonçalves Cavichioli Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Denise Cristina Rodrigues Vieira Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia 35
Gustavo Hoffmann Secretaria do Governo Municipal 35
Raphael Gonçalves De Souza Dias Secretaria Municipal de Esportes e Lazer 35
Matheus Melo Novais Secretaria Municipal das Subprefeituras 35
Eduardo Alves da Silva Secretaria Municipal das Subprefeituras 35
DANIEL JORGE DE OLIVEIRA Secretaria Municipal das Subprefeituras 35
Gabriel dos santos rezende Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente 35
Eduardo de Oliveira Campos Junior Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente 35
Hugo Mota Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente 35
Vinicius Pires Leopoldino Secretaria Municipal de Esportes e Lazer 35
Ana Carolina Alves da Silva Machado Secretaria Municipal das Subprefeituras 35
Ryan Carlos Brito Mioto Secretaria Municipal de Esportes e Lazer 35
Jose Carlos da silva cabral Secretaria Municipal de Cultura 35
Anna Julia Pereira Silva SP Urbanismo 35
Ricardo Keiity Takahashi SP Urbanismo 35
Pedro Henrique de Sousa Carnaval SP Urbanismo 35
Lucas Felix Andrade Secretaria Municipal das Subprefeituras 35
Fabio Henrique Pelligotti Instituto de Previdência Municipal 35
Adriana Nepomuceno Guido Instituto de Previdência Municipal 35
Edmundo Aoyama Secretaria Municipal de Esportes e Lazer 35
Renan Rosela Batista Secretaria Municipal de Esportes e Lazer 35
Marcos Gabriel Gomes Batista COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação 30
Brenno Barbosa de Lima COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação 30
Alex Sandro Maita Junior COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação 30
Vinicius Marcolongo COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação 30
Marcelo Batista Dias COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação 30
Nilson Costa Santos Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras 30
Edilson Flausino Silva Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência 30
Gabriel Sampaio Pangardi Serviço Funerário do Município de São Paulo 25
Lucas Fortunato dos Santos Hospital do Servidor Publico Municipal 25
Paulo Roberto Silva Lima Companhia de Engenharia de Tráfego 20
Caio Roberto Ferreira Nahas Companhia de Engenharia de Tráfego 20
Paulo Julio Achoa Mello Companhia de Engenharia de Tráfego 20
PAULO ROBERTO OMURO Companhia de Engenharia de Tráfego 20
José de Arimatéa de Serpa Brandão Sobrinho Companhia de Engenharia de Tráfego 20
Felipe da Silva Sousa Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho 15
Felipe Henrique Cardodo de Sá Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho 15
Nicholas Villano Cambria Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho 15

 

A Alura oferece mais de 1.000 cursos, conheça todos aqui: https://www.alura.com.br/cursos-online-tecnologia

Reunimos algumas dicas para um melhor aproveitamento do estudo à distância. Veja se elas combinam com o seu jeito de aprender e se é possível aplicar algumas delas à sua rotina.

De olho no tempo e na rotina

O que você não pode perder de vista: a carga horária a ser cumprida (16h) dentro do prazo estipulado – de 02 de maio a 29 de junho de 2022. Avalie qual é o melhor momento de iniciar a sua aprendizagem.

O indicado é que defina um tempo de dedicação ao conteúdo que se ajuste às demais atividades que você gosta ou que precisa fazer. Estudar todos os dias? Em dias intercalados? No final de semana? A distribuição do tempo precisa combinar com o seu ritmo, energia e disposição.

Com barulho ou sem barulho?

Local de estudo adequado é o que permite que você mantenha-se atento e concentrado. Não sendo possível, tente identificar o que te dispersa e faça as alterações possíveis para voltar ao foco.

Estudar até cansar ou não cansar de estudar?

A primeira opção remete à quantidade, que para algumas pessoas pode gerar desgaste e eventual descontinuidade da intenção de estudar. A segunda, remete à possibilidade de qualificar a assimilação do conteúdo, logo, um bom aproveitamento do curso.

O indicado é dar pausas, de 10’ a 15’, a cada 2h de dedicação aos estudos. Vale fazer o que mais te agrada, para diminuir o cansaço e suas variações – sonolência, impaciência, ansiedade ou qualquer outra sensação de sobrecarga.

Hábitos saudáveis

Ajudam! Se você ver valor e achar que vale a pena experimentar. Garantir um sono saudável, por exemplo, é fundamental para manter a atenção, concentração e memorização do que se aprende. Alimentos geradores de energia também favorecem o ânimo, a disposição e o foco.

Aproveite bem o conteúdo.

Boa aprendizagem!

Caso você não tenha sido contemplado com uma licença neste ciclo, veja abaixo como funciona o ranqueamento de interessados e entenda o que aconteceu. Se necessário, converse com a sua chefia e se planeje para atender aos critérios. Esperamos que no próximo ciclo você consiga!

Perguntas frequentes

  • 1ª Etapa: inscrição e manifestação de interesse.
  • 2ª Etapa: ranqueamento dos servidores e servidoras inscritos, de acordo com os critérios estipulados.
  • 3ª Etapa: divulgação da lista de contemplados e distribuição das licenças de uso da plataforma.

A licença fica disponível ao aluno durante um período determinado. Ao fim deste período, um novo ciclo, com novas inscrições, se iniciará.

Os períodos de 2022 serão:
✔ Período 1: Janeiro e Fevereiro
✔ Período 2: Março e Abril
✔ Período 3: Maio e Junho
✔ Período 4: Julho e Agosto
✔ Período 5: Setembro e Outubro
✔ Período 6: Novembro e Dezembro

Os servidores e servidoras que trabalham com Tecnologia da Informação e Comunicação ou com Análise de Dados nos órgãos da Prefeitura de São Paulo. Isso inclui somente servidores efetivos, comissionados e estagiários que demonstrarem interesse prévio, através de inscrição.

É vedada a atribuição de licença a terceiros contratados pela Administração.

O formulário de inscrição é divulgado a todos os líderes de TI dos órgãos setoriais da Prefeitura de São Paulo, os quais são responsáveis por divulgar a oportunidade aos demais servidores de tecnologia.

O servidor que desejar se inscrever, deverá preencher seus dados, concordar com todos os termos para o recebimento da licença e aguardar o resultado.

O período de inscrições será aberto em torno de 15 dias antes do início do período da licença ou do bimestre.

Geralmente a procura pelo curso é maior que a oferta de 85 licenças, por isso aplicamos os seguintes critérios para definir quem será contemplado: 

  1. Cumpriu a carga horária prevista nos cursos (EaD ou presencial), nos últimos seis meses, e portanto, não está na lista de impedimento. 
  2. O órgão setorial cumpriu os critérios da Política de Governança de Tecnologia:
    – Entregou o último Diagnóstico de Tecnologia – 15 pontos
    – Participou nos últimos 2 Fóruns de Tecnologia – 15 pontos (Penúltimo Fórum – 5 pontos; Último Fórum – 10 pontos)
    – Atualizou o PDSTIC, de acordo com os critérios – 25 pontos **
    – Posicionado no ranking da Escala de Maturidade – até 45 pontos:
         – Série A: 45 pontos
         – Série B: 35 pontos
         – Série C: 25 pontos
         – Série D: 15 pontos
         – Série E: 5 pontos
         – Série Inexistente: não pontua
  3. Manifestou interesse no ciclo anterior e não foi contemplado por conta do limite de 5 vagas disponibilizadas ao órgão setorial.
  4. Foi contemplado menos vezes com o acesso à Alura.
  5. Ordem de inscrição  

** Critérios para considerar o PDSTIC atualizado, por ciclo:

  • Ciclo 1: PDSTIC atualizado 2021 (até novembro)
  • Ciclo 2: PDSTIC 2021 atualizado (até janeiro) e PDSTIC 2022 aprovado
  • Ciclo 3: PDSTIC 2022 atualizado (até abril)
  • Ciclo 4: PDSTIC 2022 atualizado (até maio)
  • Ciclo 5: PDSTIC 2022 atualizado (até julho)
  • Ciclo 6: PDSTIC 2022 atualizado (até outubro)

 

OBS: Se após o ranqueamento acima ainda restar vagas disponíveis, elas serão distribuídas de acordo com a data de inscrição do candidato.

Ao receber uma licença, você assume duas responsabilidades:

  1. Cumprir o mínimo de 16 horas-aula, dentro do ciclo de 2 meses. As horas serão computadas apenas quando o curso for concluído.
  2. Fazer cursos relevantes ao seu trabalho dentro do órgão da Prefeitura.

Atenção!
Se atente aos prazos. Se você não concluir a quantidade mínima de horas-aula no fim do período você irá para a lista de impedimento de próximas inscrições.

1ª vez que recebo uma licença:
A própria Alura te enviará uma senha de acesso provisória no endereço de e-mail pessoal que você informou na inscrição.

Para entrar em sua nova conta, você deve acessar o portal da Alura e efetuar o login, usando esse e-mail pessoal informado e a senha enviada pela Alura.

O portal da Alura pode ser acessado pelo link a seguir: www.alura.com.br. Após acessar este endereço, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela.

Já recebi uma licença antes:
Se na nova inscrição você informou o mesmo e-mail pessoal (que usou em ciclos anteriores), você não receberá uma senha nova, sua conta permanecerá a mesma. O acesso será apenas renovado e você pode entrar na plataforma com a mesma senha que usou nos ciclos anteriores. 

Caso você tenha informado um e-mail pessoal diferente do usado anteriormente, a Alura criará uma nova conta para você e te enviará um e-mail com uma senha provisória.

Atenção:
Recomendamos que você informe o mesmo e-mail pessoal em toda nova inscrição, para que o seu acesso seja apenas renovado. Assim evita-se de criar mais de uma conta para a mesma pessoa.

Vai para a lista de impedimento aqueles que foram contemplados com cursos (tanto presenciais, quanto EaD) e não cumpriram a carga horária mínima estabelecida. Dessa forma, ficam impedidos de participar de novas oportunidades de capacitação oferecidas pelo Programa Permanente de Capacitação por 6 meses. Portaria SMIT-SMG nº11/2018

A sua conta na Alura permanecerá com o acesso aos certificados dos cursos realizados, bem como todo o seu histórico. Porém, você não terá permissão para realizar novos cursos, nem possuirá acesso ao material didático dos cursos finalizados.

Dúvidas sobre o conteúdo de um curso em específico:
Envie sua dúvida no Fórum específico de cada curso dentro da plataforma Alura. Veja como funciona.

Dúvidas sobre o uso da plataforma:
Entre em contato diretamente com a Alura, através do endereço: https://www.alura.com.br/contato

Ainda com dúvidas sobre critérios de ranqueamento, alocação de licenças, inscrições, entre outras relacionadas?
Entre em contato com a SMIT/CGTIC através do e-mail tecnologia@prefeitura.sp.gov.br

 

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