24º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação – Programa de Transformação Digital da Cidade de São Paulo

Realizado pela primeira vez de forma híbrida, o 24º Fórum Técnico de TIC foi realizado presencialmente no dia 05 de outubro de 2022 no auditório da Secretaria Municipal das Subprefeituras localizado no edifício Martinelli e de forma virtual pelo MS Teams. Estiveram presentes no local 23 servidores e cerca de 50 acompanharam de forma virtual.

O evento teve início com a apresentação do coordenador da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Tomiatto, que apresentou as diretrizes do decreto municipal 61.718/2022 que instituiu o Programa Municipal de Transformação Digital. Foram abordados os conceitos principais do decreto, divididos em cinco partes: Capacidades Internas, Plataforma de Governo Digital, Serviços Digitais, Direitos dos Usuários, Interoperabilidade e Dados. Para finalizar foi apresentada a estratégia adotada e os marcos temporais definidos até o momento.

Em seguida o Sr. Marcelo Antonelli, gerente de agilidade e projetos da Prodam realizou uma explicação detalhada sobre o decreto municipal 60.663/2021 que instituiu o Cadastro Base de Pessoas, os Cadastros de Uso Geral, o “Login Único” e o Comitê Central de Governança de Dados, pontos fundamentais do Programa de Transformação Digital.

Inicialmente foram abordados às premissas e as diretrizes sobre os dados dos cidadãos da cidade de São Paulo e os desafios que a unificação acarreta.

Em seguida foi apresentada a solução que deve ser implementada, detalhando pontos como as bases centralizadas, a entrada única, os convênios e as regras para compartilhamento dos dados.

Ao final, Marcelo  abordadou o plano de trabalho, cenário final esperado e o cronograma elaborado até o momento da apresentação e esclareceu algumas dúvidas dos presentes.

Por último, o Diretor do Departamento de Gestão e Governança de TIC da SMIT, Rafael Neves fez os agradecimentos e passou informes sobre o diagnóstico de TIC 2022, Planos Diretores Setoriais de TIC de 2023 e do programa permanente de capacitação.

Data 05/10/2022;

Via: Hibrido – presencial e vídeo conferência via MS Teams;

Média de participantes: 73 pessoas (23 presenciais e 50 online).

Palestrantes:

André Tomiatto (SMIT/CGTIC)

Marcelo Antonelli (PRODAM)

As apresentações realizadas estão disponíveis para download abaixo.

Veja algumas imagens do 24º FTTIC