Programa CopiCola é finalista no 26º Concurso de Inovação Pública da ENAP

O Concurso visa valorizar equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão

O CopiCola, programa coordenado pelo (011).lab em parceria com Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), é finalista do Concurso de Inovação Pública da ENAP. o objetivo da inciativa é identificar e sistematizar práticas inovadoras da administração pública da Cidade de São Paulo. O Concurso de Inovação Pública da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) reconhece e valoriza as equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas e visam melhorias para a gestão e políticas públicas.

O concurso, instituído pela ENAP em 1996, tem como objetivo incentivar a cultura da inovação nos serviços públicos, sejam eles federais, estaduais e municipais. As soluções conhecidas na competição são realizadas por gestores e possuem uma proposta significativa para a sociedade, de uma forma que sejam referência para outros projetos, fortalecendo a capacidade de governo.

A avaliação final ocorrerá no próximo dia 30, de forma remota (online), e consistirá na apresentação oral das iniciativas finalistas seguida da seleção, pelos membros do Comitê Julgador, das iniciativas premiadas em cada categoria.

Os vencedores da 26º edição do Concurso de Inovação Pública da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) serão anunciados na Cerimônia de Premiação, ao longo do dia 12 de dezembro, na sede da ENAP em Brasília/DF com transmissão pelo YouTube. No evento, haverá uma feira de exposição com as iniciativas vencedoras, onde a equipe de cada projeto irá tirar as dúvidas dos demais participantes do evento.

Copicola

O programa Copicola executou 18 ideias inovadoras, aplicadas entre as três categorias, que seguirão para a avaliação final e representará a cidade de São Paulo, que hoje através de seus vários programas, é símbolo de inovação em serviços ou políticas públicas, servindo de exemplo para outros estados. O concurso avaliou ainda 238 iniciativas.

Para levar o sucesso dessas práticas para gestões de outros estados, o CopiCola identifica e sistematiza práticas inovadoras com potencial de serem adotadas em diferentes contextos da administração pública. O conhecimento é passado de servidor para servidor, facilitando a conexão entre atores e potencializando o aprendizado a partir dos casos registrados.