25º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação –Instrumentos de Governança de TIC

25º Fórum Técnico de Tecnologia da Informações e Comunicação –Instrumentos de Governança de TIC

Realizado de forma virtual pelo Microsoft Teams, o 25º Fórum Técnico de TIC foi o último do ano de 2022 e teve como tema os Instrumentos de Governança de TIC utilizados pelo Departamento de Governança e Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação e contou com a participação de aproximadamente 53 pessoas.   

O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Tomiatto, iniciou o evento agradecendo a presença de todos e fez uma breve explicação sobre a atuação da coordenadoria e dos instrumentos de governança que existem desde 2017. Destacando principalmente os avanços na participação da discussão do orçamento de tecnologia dos órgãos. 

Em seguida, o diretor do departamento de governança, Rafael Neves, iniciou sua fala abordando o Diagnóstico de TIC de 2022. Foram apresentados alguns dos resultados obtidos a partir das respostas enviadas pelos órgãos setoriais. Temas como a influência do líder de TIC no planejamento orçamentário, dificuldades orçamentárias dos órgãos setoriais, os ativos de rede e desktops dentro do prazo de vida útil, e a quantidade de licenças do sistema operacional Windows foram apresentados inicialmente. Os temas relacionados ao Service Desk e a Capacitação em TIC tiveram destaque na continuação da apresentação, evidenciando a necessidade de investimento nessas áreas.  

Em seguida, o APDO Fábio Consolini apresentou os Planos Diretores Setoriais de TIC, abordando questões orçamentárias como o orçamento por ação em 2022, o orçamento por natureza dos órgãos, a quantidade de linhas de ação planejada e executada em 2022 e também a relação que cada um desses itens possui com a Escala de Maturidade 

Dando prosseguimento ao Fórum, o diretor Rafael Neves apresentou a agenda dos Instrumentos de Governança para 2023 e abordou também as atualizações e status das Orientações Técnicas emitidas pela SMIT.  

Em seguida foi apresentado o programa de capacitação de 2022 e também os planos de capacitação para 2023, com cursos de ITIL e Gestão de Projetos.  

Finalizando, foram apresentados os planos das Atas de Registro de Preços em elaboração pela SMIT e as atas que estão sendo conduzidas pela PRODAM.  

Ao final da apresentação foi aberto um espaço para dúvidas no qual os funcionários Wagner Santana Silveira, Bruno Azuma Balzano e Daniel Ventura perguntaram sobre a questão do orçamento no PDSTIC e a Escala de Maturidade e também sobre o decreto 57.653/2017, no qual consta que as compras de TIC devem ser incluídas no PDSTIC.  

 

Data: 23/11/2022; 

Via: Vídeo conferência via Microssoft Teams;

Participantes: Aproximadamente 53 pessoas. 

Palestrantes:  

Rafael Neves (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

Fabio Peres Consolini (SMIT/CGTIC/DEGOV) 

 

Acesse abaixo o material da apresentação do 25º Fórum Técnico de TIC e nossa pagina de Governança de TIC

 
 

Veja algumas imagens do 24º FTTIC

Topo